Fosfoetanolamina começa a ser testada em humanos em São Paulo



Por:Jornal NC - Publicado em 28/07/2016

Fosfoetanolamina começa a ser testada em humanos em São Paulo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) começa nesta segunda-feira, 25, os testes clínicos para tratamento de câncer com a fosfoetanolamina sintética. Na primeira fase, o estudo prevê a avaliação de 10 pacientes para determinar a segurança da dose que vem sendo usada na comunidade. Caso a droga não apresente efeitos colaterais graves em humanos, a pesquisa com o composto que ficou conhecido por “pílula do câncer” terá prosseguimento.
A inclusão de mais 21 pacientes para cada um dos 10 grupos de tumor — cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado — está prevista no chamado Estágio 1 dos testes. Se o Icesp observar sinais de atividade da substância nessa fase, o Estágio 2 começa com mais 20 participantes em cada grupo.
Progressivamente, desde que se comprove atividade relevante, a inclusão de novos pacientes continuará até atingir o máximo de mil pessoas, ou seja, 100 para cada tipo de câncer. Não haverá inscrição de pacientes de fora para realização dos testes. A previsão de término da pesquisa é de dois anos.

Veja Também: Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão

Segundo a Secretaria de Saúde, o pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos Gilberto Chierice tem acompanhado todo o processo. A fosfoetanolamina sintética foi estudada por Chierice, enquanto ele ainda estava ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da universidade. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer.
O início dos testes em humanos é possível com a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da Secretaria de Saúde do estado, forneceu as cápsulas suficientes da substância para realização da pesquisa.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados