Por:Jornal NC - Publicado em 09/03/2016
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje (8) para os riscos que ameaçam o crescimento econômico mundial e apelou para mais ações conjuntas que permitam enfrentar a situação.
O primeiro-vice-diretor-gerente do FMI, David Lipton, lamentou a impressão “perigosa” de que líderes políticos esgotaram opções para impulsionar o crescimento econômico e recomendou mais esforços, especificamente orçamentários, além de reformas estruturais. “A tarefa de retomar o crescimento cabe principalmente às economias mais desenvolvidas, que dispõem de mais margem de manobra orçamentária”, disse em discurso proferido em Washington.
“Os riscos que ameaçam o crescimento estão claramente mais acentuados e reforçam a necessidade de ações mais fortes e orquestradas”, disse Lipton.
Veja Também: Google se prepara para levar balões de internet à Índia
O executivo do FMI citou a volatilidade nos mercados financeiros e a queda dos preços das matérias-primas como motivos de inquietação para o crescimento mundial e citou também a significativa saída de capitais das economias emergentes.
Com todas as incertezas que envolvem a economia mundial, Lipton reconheceu que as últimas previsões do FMI podem já não ser válidas, o que indica que pode haver uma revisão para baixo das previsões do Fundo, que em janeiro apontava para crescimento mundial de 3,4% em 2016, dois pontos percentuais abaixo do previsto em outubro passado.
O FMI vai divulgar novas previsões em abril, por ocasião da sua assembleia de primavera.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
InternacionalInternacional
Índia, Polônia e Hungria retornam ao espaço após décadas com missão à Estação Espacial
EspeciaisEspeciais
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de julho
CidadesCidades
O melhor do pagode movimenta o fim de semana do Arraiá de Barueri
EducaçãoCidades
Em Barueri mulheres voltam a estudar e encontram novo sentido para vida
Política
Eduardo Cunha têm contas estrangeiras bloqueadas e caçadas
Publicidade