Escolas da rede de Barueri participam da Semana Mundial do Brincar

O objetivo é valorizar as brincadeiras tradicionais, cantigas e jogos lúdicos, passados de geração em geração



Por:Jornal NC - Publicado em 27/05/2021

Escolas da rede de Barueri participam  da Semana Mundial do Brincar

A Secretaria de Educação de Barueri está implementando uma série de sugestões de atividades para todas as maternais e pré-escolas, no sentido de participarem da 12ª Semana Mundial do Brincar (SMB). O objetivo da iniciativa é valorizar as brincadeiras tradicionais, cantigas e jogos lúdicos, passados de geração em geração.

A data é celebrada entre os dias 22 e 30 de maio. Nesse período, as crianças e familiares receberão dicas de brincadeiras desde a tradicional amarelinha, pular corda, corrida do saco, entre muitas outras.

Quando a criança brinca, cria sua identidade, compartilha saberes, desenvolve habilidades, constrói seu mundo de forma significativa, e ter a família ao lado nesses momentos a faz ganhar mais segurança e confiança para realizar novas descobertas que contribuirão para sua aprendizagem.

A campanha, realizada pela Aliança pela Infância, promove a sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade do respeito e do cumprimento desse direito, mesmo em tempos de pandemia.

Veja Também: Educação de Barueri no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta edição a SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

No atual momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das “Casinhas das Infâncias”, tema da campanha deste ano.

Em Barueri, as escolas da rede estão movimentando a semana com sugestões das brincadeiras, por intermédio das redes sociais das escolas, WhatsApp Business, Google sala de aula, entre outros canais.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados