Por:Jornal NC - Publicado em 16/05/2018
Vários protestos e confrontos entre grupos palestinos e forças militares insraelenses marcaram as horas que antecederam a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, no dia em que o Estado de Israel comemora 70 anos de sua criação.
A autoridade palestina afirma que pelo menos 37 manifestantes morreram e pelo menos 500 ficaram feridos em confrontos e no fim de semana. Manifestantes palestinos se reúnem em diferentes pontos da Faixa de Gaza e Cisjordânia e são repreendidos pelo exército israelense. A cerimônia de inauguração deve ser às 16h no horário local.
Veja Também: Atentado suicida na comissão eleitoral líbia deixa pelo menos 7 mortos
O presidente Donald Trump discursará na cerimônia por vídeo, e vai ser representado por sua filha, Ivanka Trump, e seu genro e assessor Jared Kushner. Cerca de 800 pessoas devem participar do evento, incluindo uma delegação de congressistas. A mudança da embaixada reforça a posição do governo Trump, que em dezembro do ano passado, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel. Essa postura revoltou o mundo árabe, especialmente os palestinos.
Para quase toda a comunidade internacional, e inclusive para as Nações Unidas, a capital israelense é Tel-Aviv.
Os palestinos reivindicam a parte oriental de Jerusalém para um futuro estado independente da Palestina.
Não há previsão de uma reunião entre a delegação norte-americana e palestinos durante a viagem. Grupos radicais islâmicos, como o Hamas, prometem manifestações intensas hoje e nos próximos dois dias, na chamada “Grande Marcha de Retorno”.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
InternacionalInternacional
Índia, Polônia e Hungria retornam ao espaço após décadas com missão à Estação Espacial
EspeciaisEspeciais
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de julho
CidadesCidades
O melhor do pagode movimenta o fim de semana do Arraiá de Barueri
Internacional
Após 30 anos, usina de Chernobyl terá escudo de aço para evitar novos vazamentos
EntretenimentoEntretenimento
Sessões Gratuitas de Cinema levam diversão aos bairros de Barueri
Publicidade