Eleições 2020: seções eleitorais terão adesivos para orientar distanciamento

Mesários com escudo facial; uso de máscara é obrigatório



Por:Jornal NC - Publicado em 13/11/2020

Eleições 2020: seções eleitorais terão adesivos para orientar distanciamento

As seções eleitorais terão pontos marcados no chão com distanciamento mínimo de um metro nas filas, durante a votação, para evitar o contato físico entre eleitores, segundo as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As normas de conduta também incluem orientações para reduzir os pontos de contato entre eleitores e mesários. O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar a um metro de distância - conforme a marcação - do mesário e levar a própria caneta para uso individual para registrar a assinatura no local de votação.
A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Veja Também: IBGE: Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas

O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Os eleitores também deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e após a votação.
Para garantir a segurança de quem trabalhará nas eleições municipais, cada mesário receberá três máscaras descartáveis e um “face shield” – proteção em acrílico transparente que cobre todo o rosto, além disso, serão fornecidas máscaras em quantidade suficiente para serem substituídas a cada 4 (quatro) horas.
Segundo o TSE, as regras valerão para todo o país, no primeiro e no segundo turno – marcados para 15 e 29 de novembro, respectivamente. Os locais de votação ficarão abertos de 7h às 17h, sendo as três primeiras horas preferenciais para pessoas com mais de 60 anos.
Nas eleições deste ano a identificação por biometria, que exigiria mais um contato com equipamentos compartilhados, não será adotada.

Eleitor
Uso obrigatório de máscaras de proteção; Uso de álcool em gel, disponível na seção, para limpar as mãos antes e após votar; Levar a própria caneta (mas, caso esqueça, haverá canetas extras e higienizadas nas seções); Distância mínima de um metro dos demais eleitores e mesários.

Mesários
Uso de máscaras de proteção para trocar a cada quatro horas (serão fornecidas três máscaras para cada mesário); Uso de viseiras plásticas (face shields), que serão fornecidos pelo TSE; Álcool em gel de uso individual e regras de higienização; Álcool 70% para limpeza de superfícies; Distância mínima de um metro dos eleitores e demais mesários.

O TSE também elaborou um passo a passo para o eleitor
Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa; Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário; Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
Guarde o documento; Limpe as mãos com álcool em gel; Assine o caderno de votação; Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário; Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação; Digite os números dos candidatos; Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

Mudanças na justificativa
No dia da votação, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral deverá fazer a justificativa pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, com uso do serviço de localização.
Excepcionalmente, quem não possuir um celular poderá ir a um local de votação fazer a justificativa.
Em até 60 dias após o pleito, também é possível fazer a justificativa da ausência sem pagar multa, apresentando documentos de comprovação.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados