Documento vazado dos EUA afirma que Sérvia concordou em armar Ucrânia

O ministro da Defesa sérvio, Milos Vucevic, classificou a informação como falsa; país é um tradicional aliado da Rússia e declarou neutralidade na operação do regime de Putin contra a Kiev



Por:Jornal NC - Publicado em 12/04/2023

Documento vazado dos EUA afirma que Sérvia concordou em armar Ucrânia

A Sérvia, único país da Europa que se recusou a sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia, concordou em fornecer armas a Kiev ou já as enviou, de acordo com um documento confidencial do Pentágono. O documento, um resumo das respostas dos governos europeus aos pedidos da Ucrânia de treinamento militar e “ajuda letal” ou armas, está entre dezenas de documentos sigilosos publicados online nas últimas semanas no que pode ser o vazamento mais sério de segredos dos EUA em anos.

O ministro da Defesa da Sérvia, Milos Vucevic, descartou a informação como “falsa” em um comunicado nesta quarta-feira. “A Sérvia não vendeu, nem venderá armas para o lado ucraniano ou russo, nem para os países vizinhos desse conflito”, disse. Intitulado “Europa | Resposta ao conflito em curso Rússia-Ucrânia”, o documento do Pentágono em forma de gráfico lista as “posições avaliadas” de 38 governos europeus em resposta aos pedidos de assistência militar da Ucrânia. O gráfico mostrou que a Sérvia se recusou a fornecer treinamento às forças ucranianas, mas se comprometeu a enviar ajuda letal ou já a forneceu.

Veja Também: Rússia ataca com drones porto ucraniano de Odessa, dizem autoridades da Ucrânia

Também informa que a Sérvia tinha vontade política e capacidade militar para fornecer armas à Ucrânia no futuro. O documento está marcado como “Secret” e “NOFORN”, proibindo sua distribuição para serviços de inteligência e militares estrangeiros. É datado de 2 de março e gravado com o selo do escritório do Estado-Maior Conjunto. A Reuters não pôde verificar de forma independente a autenticidade do documento. Em nota, o ministro da Defesa sérvio disse que havia a possibilidade de que armas e munições fabricadas na Sérvia pudessem “aparecer magicamente” no conflito, mas “isso não tem absolutamente nada a ver com a Sérvia”.

“Esta é a pergunta para os países que não respeitam as normas internacionais, cláusulas contratuais e práticas comerciais”, disse ele, descartando o documento de inteligência. “Alguém claramente quer arrastar a Sérvia para esse conflito, mas estamos mantendo diligentemente nossas políticas.” O gabinete do presidente Aleksandar Vucic e a embaixada ucraniana não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. O Pentágono também não respondeu imediatamente às perguntas da Reuters sobre a referência do documento à Sérvia e anteriormente se recusou a comentar sobre qualquer um dos seus documentos vazados.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados