Por:Jornal NC - Publicado em 12/04/2023
A Sérvia, único país da Europa que se recusou a sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia, concordou em fornecer armas a Kiev ou já as enviou, de acordo com um documento confidencial do Pentágono. O documento, um resumo das respostas dos governos europeus aos pedidos da Ucrânia de treinamento militar e “ajuda letal” ou armas, está entre dezenas de documentos sigilosos publicados online nas últimas semanas no que pode ser o vazamento mais sério de segredos dos EUA em anos.
O ministro da Defesa da Sérvia, Milos Vucevic, descartou a informação como “falsa” em um comunicado nesta quarta-feira. “A Sérvia não vendeu, nem venderá armas para o lado ucraniano ou russo, nem para os países vizinhos desse conflito”, disse. Intitulado “Europa | Resposta ao conflito em curso Rússia-Ucrânia”, o documento do Pentágono em forma de gráfico lista as “posições avaliadas” de 38 governos europeus em resposta aos pedidos de assistência militar da Ucrânia. O gráfico mostrou que a Sérvia se recusou a fornecer treinamento às forças ucranianas, mas se comprometeu a enviar ajuda letal ou já a forneceu.
Veja Também: Rússia ataca com drones porto ucraniano de Odessa, dizem autoridades da Ucrânia
Também informa que a Sérvia tinha vontade política e capacidade militar para fornecer armas à Ucrânia no futuro. O documento está marcado como “Secret” e “NOFORN”, proibindo sua distribuição para serviços de inteligência e militares estrangeiros. É datado de 2 de março e gravado com o selo do escritório do Estado-Maior Conjunto. A Reuters não pôde verificar de forma independente a autenticidade do documento. Em nota, o ministro da Defesa sérvio disse que havia a possibilidade de que armas e munições fabricadas na Sérvia pudessem “aparecer magicamente” no conflito, mas “isso não tem absolutamente nada a ver com a Sérvia”.
“Esta é a pergunta para os países que não respeitam as normas internacionais, cláusulas contratuais e práticas comerciais”, disse ele, descartando o documento de inteligência. “Alguém claramente quer arrastar a Sérvia para esse conflito, mas estamos mantendo diligentemente nossas políticas.” O gabinete do presidente Aleksandar Vucic e a embaixada ucraniana não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. O Pentágono também não respondeu imediatamente às perguntas da Reuters sobre a referência do documento à Sérvia e anteriormente se recusou a comentar sobre qualquer um dos seus documentos vazados.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
Carros
Novo Volkswagen Gol surge como Polo em Genebra
Saúde e Bem Estar
Pílulas anticoncepcional são causadoras de trombose, entenda um pouco mais
Publicidade