Por:Jornal NC - Publicado em 31/07/2015
O Pan de Toronto serviu, entre muitas coisas, para jogar uma ducha de água fria na equipe brasileira de atletismo que disputará no próximo mês o Campeonato Mundial em Pequim (CHN).
Apesar de conquistar 13 medalhas e ficar atrás apenas da natação em quantidade de pódios dentro da delegação verde e amarela, o time obteve apenas um ouro, com Juliana dos Santos, na prova dos 5.000m.
Outros dados reforçam o desempenho abaixo do esperado. Em número de vitórias em Toronto, o atletismo ficou atrás de esportes bem menos tradicionais e com equipes mais enxutas, como tiro esportivo (três ouros), tênis de mesa (2) e canoagem velocidade (2). E empatou com luta olímpica, levantamento de peso e até mesmo o boliche.
“Esperávamos um número maior de medalhas, tanto no total como em ouros. No entanto, devemos considerar que esta edição do Pan foi a mais forte no atletismo desde Indianápolis em 1987, nos Estados Unidos. É natural, assim, que as dificuldades tenham sido maiores em Toronto do que nas edições anteriores”. Justificou José Antonio Marins Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Desde os Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971, que o Brasil conseguia pelo menos duas medalhas douradas na modalidade. Tal campanha ligou o sinal de alerta dentro do Comitê Olímpico do Brasil.
Se o atletismo foi a grande decepção brasileira no Pan, parte das modalidades “pequenas” mostraram evolução em Toronto. O tênis de mesa, por exemplo, conquistou sete das oito medalhas possíveis, sendo duas de ouro, a canoagem também brilhou em suas duas versões, no slalom e na velocidade. Foram 14 pódios no total, com destaque para os jovens canoístas Isaquias Queiroz (21 anos) e Ana Sátila (19 anos), campeões na competição.
O Pan de Toronto foi de suma importância as Olimpíadas Rio-2016. No Canadá, o Brasil garantiu vagas nos Jogos com Hugo Calderano (tênis de mesa), Felipe Wu (tiro esportivo) e o time masculino de hóquei sobre grama, entre outros competidores.
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Internacional
Peru confirma terceiro caso importado de zika, procedente do Brasil
Cidades
Trem para o aeroporto de Guarulhos começa a operar neste sábado, 31 de março
Publicidade