Por:Jornal NC - Publicado em 15/12/2016
Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (11), em Bruxelas, Bélgica, sede da UE, “Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.
“Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social”, disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).
Veja Também: Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição, aponta Unicef
Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto “continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa” [de Cuba] com os 28 países europeus.
Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a “melhoras nos direitos humanos” e que o regime de Fidel Castro qualificava de “ingerencista” e “discriminatória”.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
PolíticaPolítica
Temer reafirma que sem reforma, Previdência vai quebrar
Saúde e Bem Estar
Prefeitura realizará Dia do Diabético em Araçariguama
Publicidade