Por:Jornal NC - Publicado em 08/06/2017
Raiva, ansiedade, mau humor, dor de cabeça. A lista de sintomas da TPM é imensa e a maioria das mulheres conhece bem. Mas se você acha que não falta nada para irritação ser total, saiba que existe uma TPM turbinada e com uma letra a mais: a TDPM. 5% das mulheres sofrem com ela.
Das mulheres que menstruam: 75% têm um sintoma leve, de 20% a 40% têm a síndrome pré-menstrual, com sintomas físicos e emocionais, e de 3% a 8% têm a disforia (TDPM ou Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), que é a forma grave da TPM.
A Dra. Alessandra Rascoviski fez um estudo com 180 mulheres e a conclusão foi que as que têm TPM grave são mais sensíveis às oscilações de humor por causa de uma alteração genética do receptor de serotonina. Nessas mulheres, a serotonina é mais baixa, o que aumenta a irritação, a depressão e a agressividade. A serotonina também é responsável por regular o sono, o padrão alimentar e labilidade emocional.
Veja Também: Carrapato e febre maculosa: sinais de alerta
O que fazer para aumentar a serotonina? Atividade física, vitaminas como B6, magnésio e cálcio e cúrcuma funcionam como cofatores da serotonina e ajudam o corpo a formar mais o neurotransmissor. Alimentos com triptofano, como iogurte, castanha de caju, amendoim e chocolate ajudam e em alguns casos, é necessário tratamento com remédio, como a fluoxetina.
Sintomas físicos da TPM: insônia, dor de cabeça, palpitação, cansaço, tontura, inchaço e dor nas pernas e mamas. Sintomas emocionais: ansiedade, nervosismo, oscilação de humor, humor deprimido e choro fácil.
Existe a TPM mais física e a mais emocional, mas os sintomas podem se misturar. A TPM é causada pela oscilação de hormônio, que a mulher que menstrua sente todo mês.
Durante o pico da TPM, o gasto calórico aumenta, alteração que pode gerar um gasto energético de 100 calorias. O problema é que junto vem a compulsão e aí a gente pode acabar comendo muito mais do que gasta.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
Nacional
Mulheres negras e vítimas de violência denunciam casos à OEA
Cidades
Prefeitura de Araçariguama desenvolve Projeto de Transição na rede municipal de ensino
Publicidade