Por:Jornal NC - Publicado em 08/03/2018
A MP foi editada no fim do ano passado pelo presidente Michel Temer e trata de alterações no setor elétrico, como a expansão da oferta e a universalização dos serviços de energia elétrica.
A proposta revoga artigo da Lei 10.848/2004, que trata da comercialização de energia, que excluía a Eletrobras e suas controladas – Furnas, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) – do Programa Nacional de Desestatização.
Essa é a terceira medida provisória editada pelo presidente Temer para abrir caminho para a venda da Eletrobras. Após a escolha dos membros titulares, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi eleito o presidente da comissão mista. O relator da matéria será o deputado Júlio Lopes (PP-RJ). Como se trata de uma medida provisória, as alterações já têm força de lei, mas precisam ser aprovadas pelos deputados e senadores no prazo de dois meses, prorrogáveis por igual período.
Já na Câmara dos Deputados, foi adiada a instalação da Comissão Especial para debater o projeto de Lei 9463/18, que trata da privatização da Eletrobras.
Veja Também: Temer assina MP e cria Ministério Extraordinário da Segurança Pública
O presidente da comissão, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), acatou questão de ordem proposta pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), da oposição. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) determinou que o projeto que trata da Eletrobras fosse distribuído às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, Minas e Energia, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e Finanças e Tributação, além da Constituição e Justiça e de Cidadania, que dá parecer sobre todas as matérias que tramitam na Casa.
A previsão é de que a comissão especial terá 35 membros titulares e 35 suplentes, quando deverão ser escolhidos o presidente e o vice-presidente do colegiado.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
InternacionalInternacional
Cessar-fogo em Gaza terá início em 19 de janeiro, diz premiê do Catar
EspeciaisEspeciais
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
CidadesCidades
Casa do Trabalhador de Barueri seleciona profissionais para sete cargos a partir de 07 de janeiro
Cidades
Milhares de pessoas participaram da inauguração do complexo esportivo e educacional Arakan, em Cotia
CidadesNacional
Taxistas agridem casal que tentava utilizar o Uber
Publicidade