Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2016
Com o início do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu antecipar a adoção das mudanças das regras do futebol, impostas pela Associação Internacional de Futebol em março deste ano. A modificação - a maior realizada nos últimos 130 anos - teria como objetivo endereçar regras que hoje geram polêmicas e dúvidas no esporte.
As novas regras já estão em vigor no Brasil e devem ser adotadas em todo mundo até o começo do próximo mês, quando passam a ser obrigatórias. Algumas das determinações, no entanto, são bastante curiosas e ditam de normas para o gramado, expulsões, cobranças de pênaltis e até mesmo para a participação de animais no gramado.
Mudanças no Campo
A nova regra regulamenta os campos híbridos, mas não permite que a área dentro das quatro linhas tenha partes com grama sintética e grama natural.
Cabe a cada competição determinar as medidas que serão aceitas para os campos.
Toda propaganda precisará ter uma distância mínima de um metro para as laterais.
Logos das competições, escudos de time e outros emblemas podem aparecer nas bandeiras de escanteio (assim como nas bandeiras do CT Joaquim Grava), mas não podem ser comercializadas para propaganda.
Veja Também: Ciclista de Osasco é escolhido embaixador do 10º Granfondo Brasil
Jogadores
Número mínimo de jogadores é sete.
Jogador pode ser expulso pelo árbitro antes mesmo de a bola rolar (neste caso, pode ser substituído por algum jogador que constava então como reserva).
Caso um jogador reserva (ou que já tenha sido substituído), técnico, massagista, médico ou jogador expulso interfiram na partida, a falta será marcada. Se o lance for dentro da área, será marcado pênalti.
Se um gol for marcado quando houver uma ou mais pessoas em campo e caso a partida não tenha sido paralisada pelo árbitro, o gol será validado.
Decisão por pênaltis
Substituição de goleiro será permitida ao longo de uma decisão por pênaltis.
Na cobrança de pênaltis, o lance só termina quando a bola ultrapassa a linha quando o goleiro a agarra ou quando para de se mover.
Caso o encarregado de cobrar o pênalti deixe o gramado no meio da série de cobranças, a tentativa será perdida.
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
CidadesCidades
Testemunha de chacinas envolvendo PMs é morta em São Paulo
Entretenimento
4ª edição da Bienal do Graffiti reúne artistas do mundo inteiro
Publicidade