Como conservar seu carro em bom estado



Por:Jornal NC - Publicado em 28/01/2016

Como conservar seu carro em bom estado

Para que o seu carro tenha uma vida mais longa, o melhor a fazer é cuidar bem dele, evitando reparos e gastos desnecessários no futuro. Veja abaixo algumas recomendações de manutenção para deixar o seu carro confiável, bonito e seguro por mais tempo:
REVISÃO: Faça sempre as revisões no prazo recomendado pela fabricante do veículo, que conhece bem os seus eventuais problemas e a melhor forma de corrigi-los e preveni-los. Além disso, é mais indicado fazer as revisões numa concessionária autorizada. Na hora de comprar seu carro certifique-se de que a revendedora tenha um bom plano pós-venda e evite as lojas que oferecem serviços desnecessários.
PNEUS: Calibre-os a cada 15 dias pelo menos ou, de preferência, toda semana. Isso melhora o consumo de combustível, as frenagens e a estabilidade do veículo e preserva os pneus. Realize o rodizio de pneus conforme descrito pelo fabricante no manual do veículo. Ao fazê-lo, aproveite e faça também uma checagem de alinhamento e balanceamento. Se for necessário realizá-los, não deixe para depois.
APARÊNCIA: Lave o carro regularmente. Sujeira impregnada pode manchar a carroceria e até exigir uma nova pintura. Cuidado com fezes de passarinho e goteiras em garagens de prédio, que são especialmente nocivas à pintura. Quando lavar o veículo, passe cera ou recorra ao espelhamento ou à cristalização, que duram mais tempo. Não use silicone nas partes plásticas e prefira guardar o carro em garagem coberta, que o protege do sol, da chuva, da poeira, etc.
FLUIDOS: Sempre verifique o nível do óleo do motor, do freio e do liquido do radiador (composto por água + aditivo). O indicado é conferir o nível dos fluídos sempre com o motor frio, uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Esses líquidos devem estar entre os níveis mínimo e máximo indicados. É importante “seguir à risca” os prazos de troca de óleo indicados pela montadora. Ele é imprescindível para um bom funcionamento do veículo. Em caso de níveis muito baixos, fique atento a possíveis vazamentos.

Veja Também: Manutenção e modo de dirigir afetam no consumo de combustível


Também é importante verificar os níveis de água do reservatório do limpador de para-brisa. No caso de reservatórios transparentes, estas marcações são visíveis. Para melhorar o desempenho do limpador e a limpeza do para-brisa, use sempre detergentes específicos para essa aplicação, que preservam as borrachas dos limpadores.
SISTEMA ELÉTRICO: Fique atento para garantir a vida útil da bateria do seu veículo. Acessórios eletrônicos como alarme e rastreadores são mantidos ligados todo momento, até mesmo quando seu veículo está desligado. A bateria é projetada para sustentar esses acessórios durante este período. Manter faróis e luzes internas com o veiculo desligado pode causar uma sobrecarga na bateria e descarregá-la. Se o veículo precisar ficar inutilizado por mais de 20 ou 30 dias, caso não seja possível deixá-lo com alguém que mantenha o seu funcionamento, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria e sua descarga. Em caso de problemas com a bateria, não hesite em levar a uma oficina especializada para avaliação.
DIREÇÃO DEFENSIVA: Tão importante quanto conservar o carro em bom estado é dirigir de modo responsável, obedecendo às leis de trânsito e respeitando os demais motoristas. Mantenha distância dos carros da frente, respeite a sinalização e seja sempre gentil.Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados