Por:Jornal NC - Publicado em 09/09/2021
Angústia, ansiedade e depressão são os sentimentos que mais têm afetado a saúde mental das pessoas nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, segundo estudo apontados pela (OPAS). Esses fatores podem catapultar transtornos que levam pessoas a tirarem a própria vida, daí a importância da campanha nacional de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo.
De acordo com o psicólogo Rogério Fernando Silva, que atua no Núcleo de Reabilitação Pós-Covid-19 de Barueri, tais dados se confirmam devido a crise econômica e, sobretudo, sobre as famílias enlutadas pelo Covid-19.
Sinais de alerta
Frases como “já vivi demais. Sou um peso para os outros” ou “ninguém gosta de mim e não vou fazer falta” são sinais de alerta que indicam que a pessoa está em sofrimento psíquico. Alterações extremas de humor e na rotina; pensamentos obsessivos e sem esperança; desapego e doação de pertences; comportamento irresponsável e perigoso; afastamento de amigos; e despedidas fora de contexto são importantes sinais que indicam comportamento suicida.
Veja Também: CCPLs de Barueri retomam atividades presenciais e têm inscrições abertas
Preste atenção, não ignore e acolha
Saber ouvir a pessoa atentamente sem julgamento e manifestar empatia, respeitando os seus sentimentos com demonstração
de afeto e cuidado são atitudes que podem ser fundamentais na hora de ajudar aquela pessoa que pensa em cometer suicídio.
E o mais importante: incentive-a a procurar ajuda profissional.
Você não está sozinho!
Tanto para pessoas que pensam em atentar contra a própria vida, como para as famílias que ficam desoladas devido essa grave e traumática perda, a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, conta com uma rede de apoio composta por uma equipe multiprofissional que faz o acolhimento e a escuta psicológica. Não só este mês, mas durante todo o
ano, quem necessita de apoio mental pode procurar a (UBS) mais próxima de casa e agendar atendimento. Casos de maior urgência, como surtos e tentativas de atentado contra a própria vida, podem ser levados diretamente a um dos Caps (sem necessidade de agendamento. Barueri conta com o Caps Infantojuvenil (telefone 3164-9560), o Caps Adulto (telefone 3164-9562) e o Caps Álcool e Drogas (telefone 3164-9561).
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
Internacional
ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Especiais
Câmara aprova projeto que determina proteção imediata à mulher que denuncia violência
Cidades
Prefeitura de Barueri celebra aniversário com entrega de nova UBS e escola modernizada à população
CidadesCidades
Câmara de Barueri promove palestra para discutir sobre o pré-natal
Internacional
Neva com intensidade na Serra Catarinense em São Joaquim, Urubici e Urupema
Publicidade