Em Barueri, Setembro Amarelo é muito mais que um alerta, é informação e acolhimento

A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, conta com uma rede de apoio composta por uma equipe multiprofissional



Por:Jornal NC - Publicado em 09/09/2021

Em Barueri, Setembro Amarelo é muito mais que um alerta, é informação e acolhimento

Angústia, ansiedade e depressão são os sentimentos que mais têm afetado a saúde mental das pessoas nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, segundo estudo apontados pela (OPAS). Esses fatores podem catapultar transtornos que levam pessoas a tirarem a própria vida, daí a importância da campanha nacional de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo.
De acordo com o psicólogo Rogério Fernando Silva, que atua no Núcleo de Reabilitação Pós-Covid-19 de Barueri, tais dados se confirmam devido a crise econômica e, sobretudo, sobre as famílias enlutadas pelo Covid-19.

Sinais de alerta
Frases como “já vivi demais. Sou um peso para os outros” ou “ninguém gosta de mim e não vou fazer falta” são sinais de alerta que indicam que a pessoa está em sofrimento psíquico. Alterações extremas de humor e na rotina; pensamentos obsessivos e sem esperança; desapego e doação de pertences; comportamento irresponsável e perigoso; afastamento de amigos; e despedidas fora de contexto são importantes sinais que indicam comportamento suicida.

Veja Também: CCPLs de Barueri retomam atividades presenciais e têm inscrições abertas

Preste atenção, não ignore e acolha
Saber ouvir a pessoa atentamente sem julgamento e manifestar empatia, respeitando os seus sentimentos com demonstração
de afeto e cuidado são atitudes que podem ser fundamentais na hora de ajudar aquela pessoa que pensa em cometer suicídio.
E o mais importante: incentive-a a procurar ajuda profissional.

Você não está sozinho!
Tanto para pessoas que pensam em atentar contra a própria vida, como para as famílias que ficam desoladas devido essa grave e traumática perda, a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, conta com uma rede de apoio composta por uma equipe multiprofissional que faz o acolhimento e a escuta psicológica. Não só este mês, mas durante todo o
ano, quem necessita de apoio mental pode procurar a (UBS) mais próxima de casa e agendar atendimento. Casos de maior urgência, como surtos e tentativas de atentado contra a própria vida, podem ser levados diretamente a um dos Caps (sem necessidade de agendamento. Barueri conta com o Caps Infantojuvenil (telefone 3164-9560), o Caps Adulto (telefone 3164-9562) e o Caps Álcool e Drogas (telefone 3164-9561).

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados