Com terceirização, Prefeitura de Barueri faz da Maternal do Jd. Mutinga referência de ensino no Estado

A escola Maternal Nadir Adolfina Pereira se destaca no município por oferecer Balé, Judô, Capoeira, além do acompanhamento de profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagoga, uma auxiliar de enfermagem e assistentes de maternal que estudam pedagogia



Por:Jornal NC - Publicado em 10/12/2015

Com terceirização, Prefeitura de Barueri faz da Maternal do Jd. Mutinga referência de ensino no Estado

A escola Maternal Nadir Adolfina Pereira se destaca no município por oferecer Balé, Judô, Capoeira, além do acompanhamento de profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagoga, uma auxiliar de enfermagem e assistentes de maternal que estudam pedagogia.
Inaugurada em 31 de maio de 2014, a Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira é a primeira maternal terceirizada de Barueri e vem contribuindo desde a sua abertura com projetos educacionais que visam o pleno desenvolvimento das habilidades e autonomia da criança. Localizada no bairro do Jardim Mutinga, a Maternal atende atualmente a 250 crianças do município entre 0 e 3 anos de idade. O ingresso na instituição costuma ser muito concorrido, devido à qualidade do ensino.
A administração e gestão dos serviços oferecidos são realizadas por uma instituição sem fins lucrativos, através da parceria público-privada, o que permite que o projeto oferecido contemple além das atividades regulares oferecidas pela rede, disciplinas diferenciadas que complementem de forma ampla o desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança.
Os educadores utilizam brincadeiras, vinculadas a projetos interdisciplinares que favorecem o envolvimento das famílias e da comunidade para construção de valores baseados nos ideais de solidariedade, respeito e amor ao próximo.
Com objetivo de promover o contato entre instituição e comunidade, a maternal promove confraternizações e campanhas de saúde, para fazer uma integração com a família e auxiliar em diversas orientações.



Psicopedagogia para melhorar o processo de ensino aprendizagem
A maternal conta com o trabalho de uma psicopedagoga, profissional que acompanha os alunos e procura identificar e solucionar problemas em relação ao aprendizado. Aos sábados a especialista está disponível para atender aos pais e aos alunos.
“O trabalho da psicopedagoga aqui nessa escola, é uma atuação conjunta com a equipe multidisciplinar, atuando um pouco mais próximo das famílias, há uma ponte entre a família e a escola. As crianças precisam do apoio dos familiares para que haja um desenvolvimento, a escola proporciona essa orientação através da psicopedagogia, auxiliando-as para alcançar um bom desenvolvimento”, afirma Gizely Bispo, psicopedagoga responsável.
Uma Fisioterapeuta para provar que é brincando que se aprende
Outro grande diferencial é a presença de uma fisioterapeuta que comanda o projeto Fisioneném. A especialista faz o acompanhamento das crianças com intervenções diretas, atuando diretamente com a criança e promovendo o seu desenvolvimento saudável; e através de intervenções indiretas, nas quais são dadas instruções e orientações para professores e auxiliares. “Quanto mais estimulo nós oferecemos, mais repertório de universo a criança vai adquirir”, afirma Daiana Melo, fisioterapeuta responsável.

Duas Auxiliares de Enfermagem prontas para atender emergências
Na maternal há duas auxiliares de enfermagem, disponíveis para suprir alguma eventual emergência e para atuar no cuidado com os pequenos, administrando medicamentos de uso contínuo para as crianças que precisarem, seguindo sempre a receita médica levada pelos responsáveis.

Uma Nutricionista para acompanhar de perto a alimentação
As crianças recebem ao todo 6 refeições durante o dia letivo e semanalmente, uma nutricionista prepara o cardápio que mais se adequa a cada faixa etária. “Na maternal eu elaboro os cardápios de acordo com cada fase, acompanho diariamente as refeições das crianças, se elas comem, ou não comem. Realizo atividades, voltadas a uma alimentação saudável, dou treinamento para as merendeiras, faço o controle de qualidade e segurança dos alimentos. O berçário tem uma refeição diferenciada, eles têm mamadeira introdução de papinha de frutas e salgada. A cada dia busco um aperfeiçoamento, é muito importante crianças dessa fase terem uma alimentação saudável”, conta Bruna Gampietro nutricionista responsável.

Uniforme para os Pequenos
Uma vez por semana três professores de áreas específicas, dão aulas de Judô, Balé e Capoeira. Todos os uniformes são cedidos pela organização social, o que inclui o quimono, o uniforme de ballet, composto por: collant, saia, meia-calça e sapatilha em tons rosa e o uniforme de capoeira.
Aula de Judô
A prática do Judô desenvolve a concentração, disciplina e educação. Assim o aluno, expressa através do movimento, conhecendo o seu corpo, o Judô pode ser praticado pelas crianças, contanto que seja aplicado de forma lúdica e saudável, respeitando o desenvolvimento dos pequenos. “Focando na educação e na disciplina, para que no futuro possamos fornecer mais atletas para o brasil”, conta Weidson Igor, professor de Judô.
Veja Também: Prefeitura de Barueri transforma Centros Comunitários em Centros de Capacitação Profissional e Lazer

Aula de Balé
O balé é uma atividade física e artística que além de ser saudável, ajuda as crianças a obterem uma boa postura, ritmo e flexibilidade. As crianças se divertem com canções e coreografias. “O principal objetivo do balé na maternal, é desenvolver o interesse da criança pela dança”, afirma Elaine Cristina, professora de Balé.

Aula de Capoeira
As aulas de capoeira misturam a dança com a luta e musicalidade. Por ser uma atividade tipicamente brasileira, a atividade proporciona uma construção cultural e saudável ao mesmo tempo. “Busco trazer tudo que a capoeira proporciona (...), a dança, o ritmo e o canto”, conta Sergio Ferreira, professor de Capoeira e estudante de Pedagogia.

Contos Digitais em Tablets
Os alunos da segunda e terceira fases completam o aprendizado com o uso de tablets, em que aprendem a jogar, pintar e ouvem historinhas. Assim incluindo os pequenos no universo tecnológico.

Tranquilidade para Pais e Responsáveis
São fornecidos para os alunos a alimentação e todos os produtos de higiene, os pais só precisam fornecer as fraldas e as roupinhas usadas no dia-a-dia. Com recesso apenas no final do ano, entre 21 de dezembro a 3 de janeiro, a Maternal Nadir Adolfina Pereira tranquiliza pais e responsáveis, garantindo cuidado as crianças o ano todo, das 7 da manhã às 19 horas. Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados