Por:Jornal NC - Publicado em 05/08/2021
Por diversas vezes citado em depoimentos, o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa será ouvido pela CPI da Covid do Senado. Ex-diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, exonerado em janeiro, o militar participou de jantar em restaurante em Brasília onde teria sido feita a proposta de pagamento de propina na comercialização de doses da vacina AstraZeneca.
O pedido de depoimento de Blanco foi do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que espera, com a oitiva, ser esclarecer denúncia sobre pedido de propina de um dólar por dose de vacina por meio do diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias.
Em depoimento à CPI em 1º de julho, o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira — que se definiu como representante da Davati Medical Supply — afirmou que recebeu pedido de propina de US$ 1 por dose do ex-diretor Dias em troca de assinar contrato de venda de vacinas AstraZeneca com o ministério.
O pedido de propina, de acordo com o vendedor, foi feito em fevereiro, em jantar no restaurante Vasto, em um shopping em Brasília, onde esteve presente o coronel Blanco, que o teria apresentado a Dias.
Veja Também: Senador Ciro Nogueira é oficializado como novo ministro da Casa Civil
O ex-diretor Dias, que recebeu voz de prisão ao final de seu depoimento aos senadores no dia 7 de julho, afirmou, inicialmente, que seu encontro com Dominguetti e Blanco no restaurante em Brasília foi casual, mas depois assumiu - a partir de áudios exibidos na comissão - que o coronel sabia que ele estaria no local.
Já Cristiano Carvalho, que também se apresentou à CPI no dia 15 de julho como vendedor da Davati no Brasil, disse que Dominguetti usou o termo “comissionamento” quando se referiu à reunião onde teria sido feito o pedido de propina. Dias e Dominguetti tiveram novo encontro no dia seguinte - 26 de fevereiro - no Ministério da Saúde.
Vários senadores, entre eles Alessandro, Eduardo Braga (MDB-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Fabiano Contarato (Rede-ES), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE), manifestaram perplexidade com o relato dos depoentes, assim como estranharam o intervalo de menos de 24 horas entre o encontro no restaurante e a reunião no ministério.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
InternacionalInternacional
Cessar-fogo em Gaza terá início em 19 de janeiro, diz premiê do Catar
EspeciaisEspeciais
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
CidadesCidades
Casa do Trabalhador de Barueri seleciona profissionais para sete cargos a partir de 07 de janeiro
CidadesCidades
Jandira muda ‘pontos de táxi’ do Terminal de Ônibus
Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Endometriose é uma das causas mais comuns para a infertilidade
Publicidade