Chega de papel! Saiba como pedir sua Carteira de Trabalho digital

O documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial



Por:Jornal NC - Publicado em 17/06/2021

Chega de papel! Saiba como pedir sua Carteira  de Trabalho digital

Desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital - o documento físico deixou de ser emitido nesse mesmo ano. Assim como na carteira de trabalho física, o documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.

A carteira física continua valendo para quem já tinha o documento. Para os novos trabalhadores, fica valendo a nova versão digital. É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo.

Confira o passo a passo: Digite acesso.gov.br no seu navegador; Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em “Criar sua conta”; Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro; O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email; Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.

A próxima etapa é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos. Se você usa um celular Android, vá até a Play Store e busque pelo aplicativo oficial digitando “CTPS Digital”. Se você usa iPhone, vá até a App Store e busque pelo mesmo termo. Preste atenção ao nome do autor do aplicativo na loja, que deve se chamar “Governo do Brasil”. Há muitos aplicativos não oficiais que tentam imitar o app do governo.

Veja Também: Suposto uso do Google Tradutor pelo Governo viralizou nas redes

Após baixar o app, o próximo passo é acessar o app no celular. Assim que abri-lo o sistema pedirá seu CPF e a senha cadastrada na etapa anterior. Depois, confirme algumas informações como data de nascimento e nome da mãe. Pronto, você já consegue acessar as informações básicas sobre seus últimos registros profissionais.

Para acessar informações detalhadas, o sistema pode pedir outras informações para confirmar sua identidade, por exemplo: o nome da última empresa que você trabalhou, o ano do último registro e se recebeu algum benefício do INSS. Cuidado ao confirmar essas informações, pois o preenchimento incorreto pode bloquear o seu acesso.

A emissão da Carteira de Trabalho Digital não exclui a validade do seu documento físico. Guarde sua carteira de trabalho comum para ter acesso aos registros mais antigos e para ter acesso à anotações como férias e dados sobre seu 13º salário.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados