Por:Jornal NC - Publicado em 17/06/2021
Desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital - o documento físico deixou de ser emitido nesse mesmo ano. Assim como na carteira de trabalho física, o documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.
A carteira física continua valendo para quem já tinha o documento. Para os novos trabalhadores, fica valendo a nova versão digital. É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo.
Confira o passo a passo: Digite acesso.gov.br no seu navegador; Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em “Criar sua conta”; Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro; O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email; Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.
A próxima etapa é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos. Se você usa um celular Android, vá até a Play Store e busque pelo aplicativo oficial digitando “CTPS Digital”. Se você usa iPhone, vá até a App Store e busque pelo mesmo termo. Preste atenção ao nome do autor do aplicativo na loja, que deve se chamar “Governo do Brasil”. Há muitos aplicativos não oficiais que tentam imitar o app do governo.
Veja Também: Suposto uso do Google Tradutor pelo Governo viralizou nas redes
Após baixar o app, o próximo passo é acessar o app no celular. Assim que abri-lo o sistema pedirá seu CPF e a senha cadastrada na etapa anterior. Depois, confirme algumas informações como data de nascimento e nome da mãe. Pronto, você já consegue acessar as informações básicas sobre seus últimos registros profissionais.
Para acessar informações detalhadas, o sistema pode pedir outras informações para confirmar sua identidade, por exemplo: o nome da última empresa que você trabalhou, o ano do último registro e se recebeu algum benefício do INSS. Cuidado ao confirmar essas informações, pois o preenchimento incorreto pode bloquear o seu acesso.
A emissão da Carteira de Trabalho Digital não exclui a validade do seu documento físico. Guarde sua carteira de trabalho comum para ter acesso aos registros mais antigos e para ter acesso à anotações como férias e dados sobre seu 13º salário.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Menina morre atropelada em confusão diante de escola no Belval
EspeciaisPolítica
Câmara dos Deputados aprova PEC dos Precatórios em segundo turno
Publicidade