Por:Jornal NC - Publicado em 13/02/2020
O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU) tem sido fundamental no socorro e apoio aos munícipes durante as fortes chuvas que atingem toda a região por estes dias.
Pelas câmeras foram vistos, desde a madrugada de segunda-feira (dia 10), os principais pontos de alagamento e os acessos para liberar o trânsito e para o resgate chegar mais rápido.
Foi também pelo videomonitoramento que a Defesa Civil estudou os locais de prioridade de atendimento e as áreas de risco.“Hoje, contamos com 31 guardas acompanhando as câmeras que estão distribuídas pela cidade.
Veja Também: Carteira de Trabalho agora é digital, alerta Ganha Tempo em Barueri
Qualquer movimentação fora do comum, acidentes ou casos de tempestades e alagamentos, como os vividos nos últimos dias, são notificados e as viaturas são encaminhadas no mesmo momento ao local da ocorrência”, explicou Vanderci Jesus dos Santos, diretor do Departamento Técnico de Videomonitoramento e Comunicação da SSMU. São 467 câmeras de monitoramento que alimentam o CIM diariamente. Delas, 184 são do modelo Speed Dome, que se movimentam por 360 graus e possuem zoom óptico que alcança com riqueza de detalhes até 1 km de distância. A cidade também possui 254 câmeras fixas e 30 no modelo OCR, todas associadas aos sistemas Infocrim e Detecta da Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP (SSP-SP), que armazenam e integram dados de veículos furtados ou roubados e até indivíduos procurados pela Justiça, acusando o momento em que aparecem nas imagens.
“Através do Infocrim, nós monitoramos áreas com maior índice de ocorrências, uso de drogas e danos aos próprios públicos, tudo associado às nossas câmeras de segurança”, concluiu Vanderci.
No CIM é possível acompanhar a localização de todas as viaturas da Guarda, Grupo Tático de Motos, Canil, Demutran, Ambiental e Defesa Civil. Isso agiliza no encaminhamento à ocorrência e no apoio em caso de situações de risco aos agentes.
Toda a rede escolar da cidade também é monitorada 24 horas por dia em tempo real. O Poder Judiciário, Polícia Militar e a Polícia Civil também usam os recursos municipais para estudos estratégicos e investigações, uma vez que as imagens são armazenadas por 30 dias e, quando necessário, permanentemente.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Cidades
Parque da Juventude de Barueri tem mais da metade das obras prontas
CidadesCidades
Barueri comemora Dia da Árvore com plantio de 500 espécies nativas
Publicidade