Carteira de Trabalho agora é digital, alerta Ganha Tempo em Barueri

Toda e qualquer consulta relacionada à vida profissional estão à mão do cidadão, que mantém salvas todas as experiências profissionais



Por:Jornal NC - Publicado em 06/02/2020

Carteira de Trabalho agora é digital, alerta Ganha Tempo em Barueri

Só quem já perdeu a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) alguma vez na vida sabe o transtorno que é recuperar todos os registros profissionais. Ou melhor, o transtorno que era, já que agora o documento é digital, conforme alerta a equipe do Ganha Tempo de Barueri.
Antes, para tirar o documento, pedir segunda via ou outros procedimentos relacionados à Carteira de Trabalho, o cidadão se dirigia ao setor verde do Ganha Tempo para tal. Agora basta baixar gratuitamente o aplicativo no celular, disponível para Android e iOS, ou acessar pela web, que todos os registros e outras informações do histórico profissional estão lá, a poucos cliques. O trabalhador deve apenas fazer um cadastro no site acesso.gov.br, que gera login e senha tanto para o site quanto para o App.

Veja Também: Prefeitura de Cotia abre mais de 900 vagas com a entrega de duas novas creches

A tecnologia interliga diversos bancos de dados do governo federal, proporcionando inicialmente agilidade na solicitação do documento e no acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho. Toda e qualquer consulta relacionada à vida profissional estão à mão do cidadão, que mantém salvas todas as experiências profissionais formais antes registradas na CTPS física. Há um prazo para que todos os empregadores se adequem ao eSocial, pois a CTPS digital deve substituir o documento físico em breve. Enquanto isso não acontece, o setor responsável no Ganha Tempo e em outros órgãos responsáveis por essa demanda continuam atendendo o cidadão normalmente. A recomendação é que todos realizem o cadastro on-line para começar a utilizar a versão digital e confiram as informações expostas lá, e no caso de alguma incoerência buscar a correção dos dados.

Principais vantagens
Um “maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas; e integração das bases de dados do Ministério da Economia” são algumas das principais vantagens apontadas no portal Emprega Brasil, vinculado ao Ministério do Trabalho.

Guarde bem a CTPS
Mas calma! Não saia jogando fora a velha carteira física, pois ela continua sendo um documento de comprovação do tempo de trabalho, conforme recomenda o governo federal. “O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet”, especifica o portal. Além disso, pode acontecer de alguma empresa solicitar o documento em papel, por ainda não ter se adequado ao eSocial – o que tem prazo para acontecer.
Há uma área de dúvidas frequentes no portal do Ministério da Economia com bastante informação. Você pode acessar https://empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes-ctps-digital/.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados