Por:Jornal NC - Publicado em 21/05/2021
O ex-ministro Eduardo Pazuello declarou, em depoimento à CPI da Covid, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nunca deu ordens diretas em relação a temas específicos como o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus.
A resposta ocorreu depois de uma indagação do relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL). O parlamentar questionou se Pazuello havia sido indicado para o cargo com o intuito de recomendar a pacientes da covid-19 o uso desses medicamentos — que não tem eficácia científica comprovada
.
O debate sobre o incentivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao uso da cloroquina é um dos pontos de maior interesse da CPI da Covid. Ministério da Saúde, durante a gestão de Pazuello, chegou a criar uma plataforma digital com orientações para que o remédio fosse utilizado para tratar os sintomas de pacientes com a covid-19 em todo o país. Pazuello declarou que, durante a pandemia, não conseguia encontrar Bolsonaro mais do que uma ou duas vezes por semana.
Veja Também: CPI da covid tem bate-boca, acusação de mentira e pedido de prisão de Wajngarten
Questionado sobre orientações passadas pelo chefe do Executivo ao Ministério da Saúde, o general disse que “as orientações foram fazer a coisa acontecer o mais rápido possível”. Na versão de Pazuello, Bolsonaro teria o dito para aceitar apenas o que ele lhe falava e se houvesse qualquer orientação, seria as que o presidente o teriam recomendado.
TCU pode punir Pazuello por “omissões graves”
O TCU (Tribunal de Contas da União) retoma o julgamento de uma auditoria que já sinalizou “omissões graves” durante a gestão de Eduardo Pazuello ao longo da pandemia. O relatório tem apoio de quatro ministros que tentam convencer um quinto para garantir a aprovação do documento. Em processos como esse, o TCU poderá definir a cobrança de multas, decretar a indisponibilidade de bens e proibir que os investigados exerçam funções de confiança no serviço público.
O tribunal conseguiu constatar que as ações de Pazuello retiraram as responsabilidades do govenro federal sobre o gerenciamento de estoques de medicamentos, testes e insumos para os pacientes da covid-19. A visão do TCU é que a forma como a pandemia foi conduzida por Pazuello afetou a resposta do sistema de saúde nacional ao coronavírus.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
EntretenimentoEntretenimento
Programas culturais gratuitos agitarão a cidade de Barueri em 2018
Tecnologia
Novo USB pode deixar os dispositivos mais finos e velozes
Publicidade