Por:Jornal NC - Publicado em 06/10/2022
 
             “Barueri veste rosa” é o slogan deste ano da campanha mundial de combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa 2022, que começou oficialmente em Barueri. A abertura da maratona de atividades programada para os próximos 30 dias aconteceu na Secretaria da Mulher, com a presença de várias autoridades do município, apresentações de dança e a distribuição aos participantes de 200 kits com material informativo sobre o câncer de mama e outras doenças que acometem mais as mulheres, além de brindes, como lenços ou echarpes. A abertura do Outubro Rosa contou com a apresentação de coral, que interpretou algumas canções na língua de sinais (libras), de dança do ventre, além das falas das autoridades e especialistas que abordaram, principalmente, a importância da prevenção no enfrentamento ao câncer de mama.
“Olha para si” A oncologista do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Francisco Moran, Raquel de Oliveira Ribeiro, ressaltou que “a mulher deve olhar para si, se enxergar”. Isso no sentido dos cuidados com a prevenção. “Descobrir a doença no início é o melhor caminho para a cura, para o tratamento”, disse. A especialista ainda falou sobre a importância da alimentação, hábitos saudáveis e recorrer rapidamente aos exames, em caso de algum sintoma anormal. 
Veja Também: Barueri se destaca na região em ranking sobre qualidade de informação contábil e fiscal
“Toda mulher sabe se há algo errado com ela. Se perceber algo, e a intuição da mulher é poderosa, ela deve dividir com os outros o que está sentido”, disse a especialista. O secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho, lembrou que a Prefeitura já registrou 12.100 mamografias de janeiro a julho deste ano, sendo que a média mensal é de 1.700 procedimentos. Ele também mencionou os esforços na comunicação para conscientizar as pessoas sobre os exames precoces e criticou os níveis de absenteísmo (quando a pessoa marca mas não comparece aos exames). 
 “Este ano devemos fazer até 20 mil mamografias, o que cobre nosso público-alvo”, completou. Para Zilda Oliveira, que participou da apresentação de dança do ventre do Centro de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri (CCPL), disse que o momento é muito importante para ela. “Em 2012 perdi minha irmã Sonia Maria de câncer de mama, por isso é muito simbólico participar deste momento”, completou a dançarina ao acrescentar que seus exames estão “todos em dia” e que “faz todos os procedimentos anualmente”. 
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama 
O município de Barueri sempre se destaca por aderir à campanha com uma agenda intensa de atividades, não apenas no Outubro Rosa, mas ao longo do ano por meio do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, ligado à Secretaria da Mulher. Nesta edição da campanha, entre as atividades previstas estão rodas de conversa, pedágio rosa (distribuição de matérias de orientação e conscientização), caminhada, busca ativa e feira com prestação de serviços na saúde
https://jornalnc.com/Noticia/Barueri-se-destaca-na-regiao-em-ranking-sobre-qualidade-de-informacao-contabil-e-fiscal/4316
Publicidade
 Últimas Notícias
  Últimas Notícias
												 Cidades
												 Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer
												 

												 Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
												 Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia
												 

												 EspeciaisEspeciais
												 Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026
												 

												 Cidades
												 Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama
												 
 Mais Notícias
 Mais Notícias
												 CidadesCidades
												 Prefeitura de Vargem Grande Paulista institui novo Código de Postura
												 

												 EspeciaisInternacional
												 Janeiro bate recorde e é o mês mais chuvoso em MG em 110 anos
												 
Publicidade