Por:Jornal NC - Publicado em 06/10/2022
“Barueri veste rosa” é o slogan deste ano da campanha mundial de combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa 2022, que começou oficialmente em Barueri. A abertura da maratona de atividades programada para os próximos 30 dias aconteceu na Secretaria da Mulher, com a presença de várias autoridades do município, apresentações de dança e a distribuição aos participantes de 200 kits com material informativo sobre o câncer de mama e outras doenças que acometem mais as mulheres, além de brindes, como lenços ou echarpes. A abertura do Outubro Rosa contou com a apresentação de coral, que interpretou algumas canções na língua de sinais (libras), de dança do ventre, além das falas das autoridades e especialistas que abordaram, principalmente, a importância da prevenção no enfrentamento ao câncer de mama.
“Olha para si” A oncologista do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Francisco Moran, Raquel de Oliveira Ribeiro, ressaltou que “a mulher deve olhar para si, se enxergar”. Isso no sentido dos cuidados com a prevenção. “Descobrir a doença no início é o melhor caminho para a cura, para o tratamento”, disse. A especialista ainda falou sobre a importância da alimentação, hábitos saudáveis e recorrer rapidamente aos exames, em caso de algum sintoma anormal.
Veja Também: Barueri se destaca na região em ranking sobre qualidade de informação contábil e fiscal
“Toda mulher sabe se há algo errado com ela. Se perceber algo, e a intuição da mulher é poderosa, ela deve dividir com os outros o que está sentido”, disse a especialista. O secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho, lembrou que a Prefeitura já registrou 12.100 mamografias de janeiro a julho deste ano, sendo que a média mensal é de 1.700 procedimentos. Ele também mencionou os esforços na comunicação para conscientizar as pessoas sobre os exames precoces e criticou os níveis de absenteísmo (quando a pessoa marca mas não comparece aos exames).
“Este ano devemos fazer até 20 mil mamografias, o que cobre nosso público-alvo”, completou. Para Zilda Oliveira, que participou da apresentação de dança do ventre do Centro de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri (CCPL), disse que o momento é muito importante para ela. “Em 2012 perdi minha irmã Sonia Maria de câncer de mama, por isso é muito simbólico participar deste momento”, completou a dançarina ao acrescentar que seus exames estão “todos em dia” e que “faz todos os procedimentos anualmente”.
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama
O município de Barueri sempre se destaca por aderir à campanha com uma agenda intensa de atividades, não apenas no Outubro Rosa, mas ao longo do ano por meio do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, ligado à Secretaria da Mulher. Nesta edição da campanha, entre as atividades previstas estão rodas de conversa, pedágio rosa (distribuição de matérias de orientação e conscientização), caminhada, busca ativa e feira com prestação de serviços na saúde
https://jornalnc.com/Noticia/Barueri-se-destaca-na-regiao-em-ranking-sobre-qualidade-de-informacao-contabil-e-fiscal/4316
Publicidade
CidadesCidades
Campanha ‘Caraguá feliz em preservar’ recolhe mais de 750 kg de resíduos com ação de limpeza
Cidades
Prefeitura de Barueri inaugura Unidade de Atendimento de Reintegração para egressos do sistema penitenciário
Internacional
Alemanha aprova envio de tanques Leopard para a Ucrânia
Especiais
Governo do Brasil prepara hospital de campanha para atender índios Yanomami
Internacional
Onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil
Internacional
Reino Unido confirma identidade de terrorista do atentado de Londres
Publicidade