Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2023
O Brics, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou o início do processo de expansão do bloco –leia aqui (329 KB) a declaração final do encontro. Eis os 6 países que integrarão o grupo a partir de janeiro de 2024: Argentina; Arábia Saudita; Egito; Emirados Árabes Unidos; Etiópia; Irã, O anúncio foi realizado pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, em entrevista a jornalistas em Joanesburgo (África do Sul). Ele estava acompanhado de Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Sergey Lavrov (Rússia).
Com risco de prisão, Vladimir Putin, participou por videoconferência. O último país a integrar o rol de novos integrantes é a Etiópia. Entrou na lista no último dia de negociações a pedido da África do Sul para dar mais representatividade ao continente. Com a nova composição, a população do grupo passa de 41% para 46% do planeta. Já o PIB por paridade de poder de compra do bloco será de 36,6% do total mundial. A declaração da 15ª cúpula do Brics também traz o compromisso de os ministros da Fazenda de cada um dos países estudarem uma forma de usar moedas locais, instrumentos de pagamento e plataformas sobre o tema.
Veja Também: Casos de rinovírus continuam em alta entre crianças, diz Fiocruz
As considerações serão apresentadas e debatidas na próxima cúpula do bloco, em 2024, prevista para ser realizada em Kazan, na Rússia. “Temos consenso nessa 1ª fase de expansão e outras fases virão”, disse Cyril Ramaphosa ao anunciar os novos integrantes e dizer que a presença deles passa a ser efetiva a partir de 1º de janeiro de 2024. Depois da fala do presidente sul-africano, os demais líderes dos países do Brics foram convidados a se manifestar
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
O romantismo de Daniel é atração especial do Natal Encantado nesta quinta, 11

CidadesCidades
Retrospectiva 2025: Barueri fecha o ano com obras impactantes

EspeciaisEspeciais
Comissão do Senado aprova fim da jornada de trabalho 6x1

Cidades
Anavitória abre o Natal Encantado de Barueri neste sábado (6)

CidadesCidades
Projeto para pessoas com deficiência continua em Barueri

Política
Marun diz que não abrirá mão de pedir apoio à reforma da Previdência
Publicidade