Por:Jornal NC - Publicado em 23/11/2022
A extraordinária capacidade de gerar novos postos de trabalho fez Barueri se tornar destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes. De todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes, Barueri é o que tem a melhor taxa de ocupação de emprego da população, que chega a 111%, de acordo com os organizadores da premiação.
Barueri se posiciona à frente de municípios como São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com taxa de ocupação de 74,7%, Florianópolis (SC), com 66%, e Vitória (ES), com 65,6%. A taxa de 111% significa que a cidade emprega mais gente que sua população economicamente ativa, sendo assim, muitas pessoas que moram em outras cidades vêm trabalhar em Barueri.
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza indicadores do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. Os principais objetivos do Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.
Veja Também: Guarda Civil Municipal de Barueri adquire novas motos que dão mais agilidade aos agentes
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), “o destaque que Barueri recebeu reforça o compromisso de trabalhar para o aprimoramento do ambiente socioeconômico da cidade. Por isso a Prefeitura sempre procura facilitar a criação de novos postos de trabalho e de tornar mais adequadas as condições de funcionamento das empresas no nosso município”.
Todos os municípios brasileiros são analisados pelos critérios do IGMA.
O índice é consolidado através da análise de seis pilares e de 62 indicadores selecionados sobre: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Aliada dos empregadores
A questão da empregabilidade é prioritária na gestão da Prefeitura de Barueri.
É por isso que a Casa do Trabalhador, ligada à Sict, oferece gratuitamente serviços de recolocação profissional aos moradores da cidade. Para a supervisora da Casa do Trabalhador, Luciane Lopes da Silva, a entidade tem sido bem flexível neste segundo semestre na disponibilidade de agendas para processos de contratação realizados.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional
Ucrânia atinge Moscou no maior ataque de drones
EspeciaisEspeciais
Comissão discute impactos da reforma tributária na cultura, hotelaria e parques
CidadesCidades
Governo de São Paulo amplia ações de enfrentamento aos incêndios em parceria com iniciativa privada
Carros
Manutenção e modo de dirigir afetam no consumo de combustível
CidadesCidades
Cross Training é nova atração do Programa Vida Saudável em Barueri
Publicidade