Por:Jornal NC - Publicado em 23/11/2022
A extraordinária capacidade de gerar novos postos de trabalho fez Barueri se tornar destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes. De todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes, Barueri é o que tem a melhor taxa de ocupação de emprego da população, que chega a 111%, de acordo com os organizadores da premiação.
Barueri se posiciona à frente de municípios como São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com taxa de ocupação de 74,7%, Florianópolis (SC), com 66%, e Vitória (ES), com 65,6%. A taxa de 111% significa que a cidade emprega mais gente que sua população economicamente ativa, sendo assim, muitas pessoas que moram em outras cidades vêm trabalhar em Barueri.
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza indicadores do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. Os principais objetivos do Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.
Veja Também: Guarda Civil Municipal de Barueri adquire novas motos que dão mais agilidade aos agentes
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), “o destaque que Barueri recebeu reforça o compromisso de trabalhar para o aprimoramento do ambiente socioeconômico da cidade. Por isso a Prefeitura sempre procura facilitar a criação de novos postos de trabalho e de tornar mais adequadas as condições de funcionamento das empresas no nosso município”.
Todos os municípios brasileiros são analisados pelos critérios do IGMA.
O índice é consolidado através da análise de seis pilares e de 62 indicadores selecionados sobre: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Aliada dos empregadores
A questão da empregabilidade é prioritária na gestão da Prefeitura de Barueri.
É por isso que a Casa do Trabalhador, ligada à Sict, oferece gratuitamente serviços de recolocação profissional aos moradores da cidade. Para a supervisora da Casa do Trabalhador, Luciane Lopes da Silva, a entidade tem sido bem flexível neste segundo semestre na disponibilidade de agendas para processos de contratação realizados.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Semurb e GCM de Barueri realizam ações e operações da “Lei da rabeira” para evitar acidentes
Internacional
ONU condena racismo contra Vinicius Jr. e cobra ações
Especiais
Câmara aprova texto-base do novo marco fiscal
Internacional
Temperaturas globais devem subir a níveis recordes nos próximos cinco anos, diz ONU
Tecnologia
Casa impressa em 3D em apenas 12 horas reduz custos e acelera obra
Tecnologia
Tatuagem camaleão: pesquisadores criam tatuagem que muda de cor
Publicidade