Por:Jornal NC - Publicado em 30/10/2024
O município de Barueri se destacou na premiação do Connected Smart Cities (CSC) ao conquistar o 1º lugar na categoria Economia pelo segundo ano consecutivo e a 9ª colocação no ranking geral das cidades mais inteligentes e conectadas de todo o país. A 10ª edição da cerimônia, realizada nos dias 3 e 4 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, na Capital paulista, reuniu representantes dos 656 municípios com mais de 50 mil habitantes. Nesse estudo realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta, os municípios são avaliados com base em 74 indicadores divididos em 11 eixos temáticos (Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo). O intuito é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento e Barueri mais uma vez obteve classificações de destaque.
No eixo Economia, Barueri ocupou o 1º lugar. Entre os 14 indicadores avaliados, sete foram destinados à economia, três ao empreendedorismo, dois à educação, um à tecnologia e inovação e um à mobilidade e acessibilidade. Já no eixo Mobilidade, a cidade obteve a 10ª posição. “É uma grande satisfação representar Barueri e receber mais este prêmio. Aproveitamos para firmar o compromisso de dar continuidade a este trabalho de construção de uma economia forte e de um futuro promissor para as próximas gerações, garantindo que a nossa cidade permaneça sempre na memória do empresariado como um lugar onde de fato pode confiar seus investimentos”, disse o secretário de Finanças de Barueri, Gustavo Cesar, ao receber a premiação.
Ele, que também representou o município no painel “Cidades Prósperas - Desenvolvimento Econômico”, abordou a importância da inovação tecnológica, atração de investimentos e políticas públicas que incentivam o empreendedorismo e a inclusão digital. Conforme o estudo, Barueri apresentou um crescimento de 11,4% no PIB per capita - divisão do PIB (Produto Interno Bruto) pelo número de habitantes-, aumento da renda média dos trabalhadores formais, crescimento de 21% no número de empresas e de 1,7% no número de empregos, além de independência do setor público nos empregos formais de 97% do total, 1,65 empregos para cada habitante em idade ativa (maior índice do país) e 11,1% dos empregos formais no setor TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação).
Publicidade
CidadesCidades
Sistema de monitoramento de Barueri aumenta a segurança nas escolas municipais
CidadesCidades
Barueri é 1ª no Mercado de Trabalho e Setor Criativo no Ranking de Competitividade de 2024
EspeciaisEspeciais
Fraude no INSS: sindicatos tentam retomar descontos em folha de aposentados
InternacionalNacional
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Internacional
ONU eleva para mais de 600 mil número de refugiados rohingyas em Bangladesh
PolíticaPolítica
Câmara dos Deputados instala comissão especial para debater nova lei de improbidade
Publicidade