Por:Jornal NC - Publicado em 22/07/2016
A organização de Compromisso Empresarial Para Reciclagem, CEMPRE, divulgou recentemente um estudo analisando o funcionamento do sistema de coleta seletiva realizado em todo o país. Com base em uma série de dados registrados desde 1994, a Pesquisa Ciclosoft 2016 destaca os avanços ocorridos no setor neste período.
Realizado de dois em dois anos, a Pesquisa Ciclosoft aponta como o serviço de coleta seletiva tem sido praticado, levando em consideração a importância da atividade para a reciclagem de materiais.
Um dos critérios de destaque desta edição é a quantidade de municípios brasileiros que contam com a atividade que, pela primeira vez, ultrapassou o número de 1000. Ainda assim, o alcance da coleta seletiva não é grande, atingindo apenas 15% da população nacional, correspondente a 31 milhões de pessoas.
Veja Também: Exército é multado em R$ 40 mil por morte de onça em Manaus
No estudo consta a centralização da atividade na região Sudeste-sul num total de 81% de todo o serviço realizado no país, enquanto a região Nordeste conta com 10 % do serviço, o Centro-oeste reúne 8% e o Norte apenas com 1%. Também na pesquisa, a CEMPRE mostra que 54% dos municípios ainda realizam a coleta seletiva por meio de pontos de entrega voluntária e Cooperativas, enquanto apenas 51% da coleta seletiva é feita pela própria prefeitura.
“Desde 1994, a pesquisa Ciclosoft reúne informações para apresentar os avanços da coleta seletiva em cidades brasileiras. Desde a primeira edição, notamos um crescimento positivo nos programas e iniciativas desenvolvidas no Brasil, que foi intensificado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Porém, ainda existe um longo espaço para evoluir, que permita aos brasileiros mais acesso ao serviço de coleta seletiva”, explica o presidente da CEMPRE, Vitor Bicca.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Programa Morar Bem já transformou a vida de 300 famílias de Barueri com suas reformas
InternacionalInternacional
EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas
EspeciaisEspeciais
Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
CidadesCidades
Mais um Centro de Convivência para Barueri
CidadesTecnologia
Cidade conectada: Barueri tem 24 pontos com sinal de Wi-Fi livre
Tecnologia
Maven ganha força e pode competir com Lyft e Uber
Publicidade