Por:Jornal NC - Publicado em 22/06/2016
“Cerca de 40% das meninas acabam deixando a escola por causa da menstruação, devido à falta de produtos de higiene íntima feminina. (...) Disse a mim mesma que isso não podia continuar; tinha que mudar”, conta Diana, designer que mora em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Assim começou a história da marca, Be Girl, que Diana lançou junto com o equatoriano Pablo Freund. Atualmente, a marca está presente em 13 países da África e em outras partes do mundo.
Em um aldeia de Uganda, um pacote de absorventes custa US$ 0,75 (R$ 2,56), o equivalente a um dia inteiro de trabalho para quem ganha o salário mínimo por lá.
Segundo a Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, algumas famílias seguem uma antiga tradição que consiste em isolar meninas e mulheres em cabanas remotas quando estão menstruadas.
Como resultado, muitas meninas não podem recorrer a esses produtos durante a menstruação. “A maioria coloca um tecido grosso entre as pernas, às vezes até palha seca”, explica Diana.
Veja Também: Holandeses criam casa sustentável que é construída em apenas 1 dia
“Por isso, em muitos casos, pelo medo do estigma, as meninas decidem não frequentar mais a escola”, conta.
Para reverter tal cenário, Diana criou um protótipo de absorvente feminino lavável usando um guarda-sol e um pedaço de um mosquiteiro, mas posteriormente, se deu conta de que em outros povoados as meninas não tinham roupas íntimas.
Ela, então, redesenhou o protótipo, criando uma calcinha reutilizável.
Junto com Pablo Freund, especialista em terceiro setor, Diana conseguiu o financiamento necessário para lançar o produto.
Foi quando ela decidiu trazer o invento para a América Latina, mais especificamente para a Amazônia colombiana, onde iniciou um programa piloto com os ticunas, uma tribo indígena local.
Até o momento, já foram distribuídas 20 mil calcinhas, diz Freund.
A maioria foi vendida para ONGs locais, às quais cabe redistribuir o material.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Barueri celebra Dia de São João com show pirotécnico
Internacional
Terremoto no Afeganistão mata pelo menos 920 pessoas
EspeciaisPolítica
Senado aprova MP que facilita captação de recursos para o setor rural
CidadesCarros
Prefeitura de Barueri constrói e entrega Espaço Motoboy em Alphaville
CidadesCidades
Férias Divertidas dos CCPLs levam diversão para adultos e crianças em Barueri
EntretenimentoCidades
Caminhão da Cultura estará no Jd. Belval, Vila Porto e Parque Imperial em maio
Publicidade