Por:Jornal NC - Publicado em 15/12/2016
Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (11), em Bruxelas, Bélgica, sede da UE, “Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.
“Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social”, disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).
Veja Também: Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição, aponta Unicef
Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto “continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa” [de Cuba] com os 28 países europeus.
Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a “melhoras nos direitos humanos” e que o regime de Fidel Castro qualificava de “ingerencista” e “discriminatória”.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
TecnologiaTecnologia
Prisma, app que transforma fotos em arte, chega ao Android
PolíticaPolítica
MPF denuncia ex-secretario do PT e mais quatro na Lava Jato
Publicidade