Por:Jornal NC - Publicado em 22/07/2016
Atualmente, uma boa porcentagem das pessoas trabalha em frente ao computador, um comportamento que pode trazer consequências desastrosas para o corpo. Para começo de conversa, há estudos mostrando que passar horas e mais horas sentado, sem se movimentar, aumenta o risco de morte. Sem falar na postura, que fica um caco. E há outro prejudicado, menos comentado por aí, para colocar nessa conta: os olhos.
Segundo a oftalmologista Renata Rabelo Ferretti, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os principais desconfortos que acometem quem não desgruda do monitor são dor de cabeça, visão embaçada, olhos cansados, sensação de olho seco, sensibilidade à luz, irritação, lacrimejamento e vermelhidão.
Ainda bem que dá para diminuir o risco de esses sintomas surgirem apostando em mudanças simples. A especialista recomenda, por exemplo, cinco minutinhos de pausa a cada hora de uso do computador. Que tal aproveitar para buscar um café ou um copo d’água? Assim, dá para movimentar as pernas.
Veja Também: Bombeiros podem levar acidentados com plano de saúde para hospital particular no Rio de Janeiro
Em relação à distância que devemos manter da tela, Renata conta que os estudos ainda não apresentaram uma medida exata. “Mas uma distância confortável gira em torno de 50 centímetros”, afirma. As pesquisas mostram que se o monitor estiver de 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos, melhor ainda. “O nível de iluminação é outra coisa que faz diferença. Por isso, o ideal é ajustar o brilho do monitor. O uso de filtros também traz benefícios”, acrescenta a médica.
Tem mais uma medida importante para incluir na rotina: tente piscar mais. É isso mesmo. “Está comprovado cientificamente que, ao usarmos o computador, ficamos mais focados e piscamos menos. Por isso, a lubrificação ocular é menor”, conta a oftalmologista do São Camilo. Além de dar piscadelas, lembre-se de que é bom manter ventilador e ar condicionado longe do rosto, pois eles podem até agravar os sintomas do olho seco. “Nesse caso, o uso de colírios lubrificantes, ou lágrimas artificiais, é bem-vindo”, ensina Renata.
Mesmo que você siga essas dicas à risca e cultive bons hábitos fora do escritório – como não ficar com a cara colada no tablet ou no celular –, consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano é regra básica para manter a visão tinindo.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
Especiais
Ministro da Cidadania diz que governo estuda mudanças no Bolsa Família
CidadesCidades
Barueri investe em construção de espaços para lazer
Publicidade