Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão

Mas há macetes para deixar os olhos protegidos. Além dos riscos de passar horas sentado sem movimentar o corpo



Por:Jornal NC - Publicado em 22/07/2016

Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão

Atualmente, uma boa porcentagem das pessoas trabalha em frente ao computador, um comportamento que pode trazer consequências desastrosas para o corpo. Para começo de conversa, há estudos mostrando que passar horas e mais horas sentado, sem se movimentar, aumenta o risco de morte. Sem falar na postura, que fica um caco. E há outro prejudicado, menos comentado por aí, para colocar nessa conta: os olhos.
Segundo a oftalmologista Renata Rabelo Ferretti, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os principais desconfortos que acometem quem não desgruda do monitor são dor de cabeça, visão embaçada, olhos cansados, sensação de olho seco, sensibilidade à luz, irritação, lacrimejamento e vermelhidão.
Ainda bem que dá para diminuir o risco de esses sintomas surgirem apostando em mudanças simples. A especialista recomenda, por exemplo, cinco minutinhos de pausa a cada hora de uso do computador. Que tal aproveitar para buscar um café ou um copo d’água? Assim, dá para movimentar as pernas.

Veja Também: Bombeiros podem levar acidentados com plano de saúde para hospital particular no Rio de Janeiro

Em relação à distância que devemos manter da tela, Renata conta que os estudos ainda não apresentaram uma medida exata. “Mas uma distância confortável gira em torno de 50 centímetros”, afirma. As pesquisas mostram que se o monitor estiver de 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos, melhor ainda. “O nível de iluminação é outra coisa que faz diferença. Por isso, o ideal é ajustar o brilho do monitor. O uso de filtros também traz benefícios”, acrescenta a médica.
Tem mais uma medida importante para incluir na rotina: tente piscar mais. É isso mesmo. “Está comprovado cientificamente que, ao usarmos o computador, ficamos mais focados e piscamos menos. Por isso, a lubrificação ocular é menor”, conta a oftalmologista do São Camilo. Além de dar piscadelas, lembre-se de que é bom manter ventilador e ar condicionado longe do rosto, pois eles podem até agravar os sintomas do olho seco. “Nesse caso, o uso de colírios lubrificantes, ou lágrimas artificiais, é bem-vindo”, ensina Renata.
Mesmo que você siga essas dicas à risca e cultive bons hábitos fora do escritório – como não ficar com a cara colada no tablet ou no celular –, consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano é regra básica para manter a visão tinindo.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados