Por:Jornal NC - Publicado em 06/02/2020
O grupo Carimbó Pai D’Égua Músicas e Danças Amazônicas, formado há mais de dois anos, a partir de almoços paraenses promovidos na Paroquia Santo Antônio na Vila Carioca, em São Paulo, com a benção do Padre Renato, um dos maiores incentivadores.
O objetivo do grupo é promover e disseminar a cultura popular a partir da música e dança amazônicas, em especial o carimbó, sempre com o foco na tradição dos mestres. O carimbó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, sendo referência da cultura popular brasileira na difusão, promoção e fomento das manifestações tradicionais e culturais da Amazônia com seus saberes, vivências, ritmos, sons e danças. O grupo tem em sua história apresentações com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre eles Lia Sophia, Manoel Cordeiro, Silvan Galvão, Jeanne Darwich e Pedrinho Callado.
Veja Também: Passeio guiado e gratuito no centro marca aniversário de SP
Atualmente em parceria com o Projeto Faces, criado em São Paulo em 2018, o conjunto participa, incentiva, cria e divulga a cultura popular brasileira cumprindo com o seu compromisso social de agentes culturais e se tornando guardiões da cultura popular que possui um aspecto plural no país.
O Carimbó Pai D’Égua está em constante formação, e desta maneira, trabalha a transformação do pensamento e da dança sempre investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa e criação e aprimorando constantemente a qualidade de suas apresentações.
“Somos carimboleiros e carimboleiras, acreditamos em processo participativo e valorização da cultura popular. Partimos da vivência do nosso contexto urbano, inserido na cidade de São Paulo, tendo como referencial o imaginário da cultura e a tradição das danças e ritmos amazônicos, mas também primando pela expressão corporal de cada indivíduo”, ressaltou o percussionista Buzaka Corrêa. O grupo desenvolve ainda oficinas de dança e música em escolas, casas de cultura e no Espaço Cultural Lélia Abramo, além de se apresentar em diversos eventos, feiras, congressos, festivais e saraus. O show contará com a participação dos músicos: percussionista Buzaka, saxofonista Jair Virgílio, vocal e banjo Silvan Galvão e o percussionista Vinícius Trindade. Os dançarinos são Marcia Cristina, Nega Laura Flor e Gisele Pimentel.
Cultura no Parque
Das 11 às 13h
Parque Municipal Dom José
Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
InternacionalInternacional
Brasil e Japão firmam acordos e plano de ação para ampliar parcerias
EspeciaisEspeciais
Senado pode votar projetos sobre segurança e sonegação na próxima semana
CidadesCidades
Prefeitura entrega UBS do Jardim do Líbano a poucos dias do 76º aniversário de Barueri
CidadesCidades
Coordenadoria da Juventude e Política sobre Drogas realizou uma série de programas nos últimos quatro anos
Internacional
Grécia faz pedido formal para o fundo de resgate da zona do euro
Publicidade