Em Barueri projeto Renascer muda vida de ex-moradores de rua

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é a responsável pelo serviço de acolhimento de moradores de rua



Por:Jornal NC - Publicado em 02/08/2018

Em Barueri projeto Renascer muda vida de ex-moradores de rua

“Juntos, somos mais fortes!” Com esse grito de guerra são encerrados os trabalhos todos os dias no espaço conhecido como jardim botânico.
Dez pessoas trabalham na área e participam do projeto Renascer, que consiste em oferecer cursos e emprego às pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje estão acolhidas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. Outros cinco trabalham no canil municipal. O Renascer é um projeto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, Cáritas e secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e de Serviços Municipais (SSM). A SADS é a responsável pelo serviço de acolhimento no município.

Veja Também: Brincando nas férias com o Demutran no CCPL Jardim Paraíso em Barueri

O Renascer surgiu para complementar e ampliar esse serviço. A ideia é que os ex-moradores de rua se capacitem, trabalhem e sejam verdadeiramente reinseridos na sociedade. Os participantes fizeram cursos durante três meses de auxiliar de veterinário e pet shop e de jardinagem e há dois meses são bolsistas.
Numa área de 28 mil metros quadrados próxima ao Parque da Maturidade, os dez bolsistas trabalham há dois meses junto à natureza e “fazendo de tudo um pouco”. João Bastos e Bruno Aguilar da Sema acompanham o projeto. Eles contam que o espaço terá trilhas, orquidário, borboletário e será aberto ao público através de visitas monitoradas para educação ambiental. O trabalho dos “meninos” tem feito a diferença no espaço e na vida deles. Danilo Ribeiro de Melo aponta muitas mudanças.
Já para Hélio de Sousa Lima o trabalho é parte do tratamento. Há cinco meses na Cáritas, ele garante que a diferença entre o ontem e o hoje é a sua transformação. Aos 64 anos, Osvaldo Conceição de Jesus entrou na Cáritas e um mês depois já participava do Renascer.
Para Eli Carlos Rodrigues da Silva, monitor do Renascer, a perspectiva é que o projeto cresça e que eles continuem a ter trabalho. “Vamos perseverar através da parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Cáritas e Meio Ambiente.”

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados