Voo suborbital: entenda como é essa experiência do turismo espacial

‘Pessoas comuns’ podem viajar até o limite da atmosfera e flutuar dentro da espaçonave por poucos minutos



Por:Jornal NC - Publicado em 14/07/2021

Voo suborbital: entenda como é essa experiência  do turismo espacial

O bilionário Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, entrou para a história ao participar, junto com outras cinco pessoas, da primeira viagem espacial turística tripulada. Ele decolou a bordo do avião espacial VSS Unity para um voo suborbital. A experiência terminou uma hora e 14 minutos depois, mas o tempo flutuando dentro da espaçonave como um astronauta foi de apenas quatro minutos.

Segundo o professor Cássio Barbosa, astrofísico do Centro Universitário FEI, um voo suborbital é aquele que não atinge altitude o suficiente para chegar perto da órbita terrestre — situada a quase 36 mil quilômetros da superfície do nosso planeta — ou para além dela. Geralmente, um voo desse tipo percorre um trajeto de no mínimo 30 quilômetros e de, no máximo, 120 quilômetros.

Veja Também: Escola de Barueri é destaque nacional em “desafio cerebral” da Khan Academy

Diferentemente de missões espaciais, em que a tripulação embarca em um módulo de pouso acoplado a um foguete, o voo da Virgin Galactic contou com um avião que levou a espaçonave a uma altitude de aproximadamente 15 quilômetros antes de se desprender e partir em velocidade supersônica em direção ao limite da atmosfera.

Segundo Barbosa, os voos suborbitais são a aposta das empresas que oferecem turismo espacial por serem mais curtos, seguros e baratos. Além de Richard Branson, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, também deve realizar um voo suborbital ainda este mês. Elon Musk é outro que também planeja levar pessoas comuns ao espaço em breve.

Um voo orbital, que atinge alturas de pelo menos 30 mil quilômetros, demandaria um foguete mais robusto, com capacidade para transportar cargas muito maiores, além de uma rede de apoio para monitorar eventuais contratempos durante a viagem.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados