Por:Jornal NC - Publicado em 15/09/2016
O reconhecimento de refugiados da Venezuela está na iminência de provocar uma enxurrada, no Brasil, de pessoas que querem fugir do caos socioeconômico em seu país. O Conselho Nacional de Refugiados (Conare) diz que, nos últimos três anos, houve 2.238 pedidos de refúgio de venezuelanos (37% deles em Roraima).
– O maior número de pedidos de refúgio, nos últimos meses, é da Venezuela. Desde janeiro, são muitos que pedem. O conflito ainda não está reconhecido. Desde o ano passado, vem fermentando a questão da Venezuela. O que se está esperando? O estudo das Nações Unidas que estabeleça que determinado país, no caso a Venezuela, está mesmo com problemas – diz a representante do Acnur (braço das Nações Unidas para os refugiados) no Rio Grande do Sul, Karin Wapechowski.
Veja Também: Turistas são resgatados após passarem a noite presos em teleférico na França
No Brasil em geral e no Rio Grande do Sul em particular, acumulam-se pedidos de refúgios por parte de venezuelanos. Há desde médicos até estudantes que já estão no Estado e pedem a qualificação de refugiado.
– Estão bem caracterizadas as perseguições individuais na Venezuela, em sua maioria promovidas pelo Estado venezuelano. Isso justifica uma boa avaliação. Em tese, justifica o refúgio. Mas é muito delicado. Quando um país aceita o pedido de refúgio, quer dizer que aquele país de onde saem as pessoas não está sendo capaz de proteger seus cidadãos. Isso, diplomaticamente, é péssimo. No momento em que um país diz que outro não está bem, isso pode causar algum estremecimento diplomático – acrescenta Karin. Na América Latina, os países têm pruridos diplomáticos ao caracterizar uns aos outros.
– O Brasil precisa que a ONU faça uma avaliação e tenha uma justificativa do porquê de o Estado venezuelano não proteger seus cidadãos. Porque o refúgio é isto: é proteção às pessoas ao se constatar que outro não foi capaz. Esse tipo de decisão envolve a diplomacia, questões comerciais, muitos problemas. A Venezuela está em análise – diz a representante do Acnur.
Publicidade
CidadesCidades
Saiba tudo sobre o agendamento da vacina contra a Covid-19 em Barueri
EspeciaisPolítica
Governo prorroga suspensão de revisões do Bolsa Família
EducaçãoEducação
Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus
CidadesCidades
Renovação da cadeia de frio facilita plano de imunização contra covid em Barueri
Política
Câmara aprova aumento de 41,47% nos salários do Executivo, Legislativo, Judiciário e PGR
CidadesSaúde e Bem Estar
Campanha Preventiva contra Febre Amarela já imunizou mais de 13 mil pessoas em Araçariguama
Publicidade