UBSs de Barueri separam alas de sintomáticos de coronavírus e pacientes prioritários

Tal mudança tem ajudado a desafogar os atendimentos nos prontos-socorros do município com relação aos sintomáticos de Covid-19



Por:Jornal NC - Publicado em 23/04/2020

UBSs de Barueri separam alas de sintomáticos de coronavírus e pacientes prioritários

Desde a metade de março, quando a transmissão pelo novo coronavírus já ocorria de forma comunitária na região, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri, em uma ação emergencial, reconfiguraram seu fluxo, passando a atender prioritariamente pessoas com sintomas respiratórios. Para tanto, foram canceladas consultas, exames e outros tipos de atendimentos, visando controlar o contágio e garantir a segurança dos pacientes.
Tal mudança tem ajudado a desafogar os atendimentos nos prontos-socorros do município com relação aos sintomáticos de Covid-19 e, consequentemente, filtrado o fluxo de pacientes com sintomas graves que precisam de internação ou de UTI no Hospital Municipal de Barueri (HMB). Da mesma forma, pacientes com sintomas leves têm sido melhor orientados sobre os cuidados em casa, evitando maior exposição ao vírus.

Veja Também: Consumidor pagará R$ 70 por botijão de gás em São Paulo

Atendimentos prioritários continuam
No entanto, as UBSs não deixaram de atender aos pacientes com maior prioridade, como é o caso das gestantes em pré-natal, crianças de até um ano de idade e diabéticos e hipertensos descompensados. Para garantir o cuidado a essas pessoas e também a segurança de todos, as UBSs criaram alas distintas. Os andares térreos dos postos são destinados exclusivamente aos sintomáticos do novo coronavírus; já os primeiros andares ficam reservados para os demais pacientes, evitando o contato de uns com os outros. Apenas a UBS Drª. Elisabete Izilda Duleba, do Chácaras Marco, que possui apenas um piso, destinou os atendimentos prioritários, assim como sua sala de vacina, para a escola do bairro, a EMEF Elizabeth Parminondi Romero, ficando o prédio da UBS dedicado apenas aos pacientes com sintomas do novo coronavírus. As equipes também são distintas. Médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos no amparo a pacientes de Covid-19 não são os mesmos que atendem os casos prioritários no andar superior.

Teleatendimento
Para garantir o cuidado, uma equipe multiprofissional da Cabs está ligando diariamente aos pacientes das 19 UBSs para saber como está seu estado de saúde e a continuidade do tratamento. Por meio dessas ligações os profissionais identificam os casos que precisam de maior atenção e dão as orientações necessárias. Para garantir a segurança dos usuários, durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, em curso desde 23 de março até 22 de maio, as salas de vacina das UBSs também foram realocadas. Elas estão em prédios públicos próximos às unidades de saúde, como escolas e ginásios de esportes, garantindo que o público preconizado não se exponha ao vírus da Covid-19.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados