Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016
Um dos principais desafios das grandes cidades, independente de sua localização, é como tratar e dispensar o seu esgoto. Em muitas áreas urbanas, este processo é realizado sem o devido tratamento, com os despojos sendo lançados aos rios e canais, promovendo rastros bastante visíveis de poluição ambiental.
Uma das soluções utilizadas em cidades à beira mar visa realizar um tratamento mais adequado e, ainda, aproveitar a capacidade de depuração dos oceanos, resultado de seu enorme volume de águas. Os sistemas que realizam este processo de tratamento e lançamento de esgoto nas águas profundas dos oceanos recebem o nome de emissários submarinos.
Veja Também: Engenheiro cria sistema natural para tratar esgoto
Nestes sistemas, após ser coletado, o esgoto é encaminhado para uma estação de pré-condicionamento (EPC) onde passa por um gradeamento – peneiramento para a remoção dos sólidos – e também por uma cloração – aplicação de cloro na água. Depois deste processo, o esgoto é encaminhado, através de tubulações, para ser lançado ao mar por difusores.
O mais indicado é que os emissores submarinos sejam construídos o mais distante possível da costa e em áreas abertas, onde a circulação oceânica é facilitada. Vale lembrar que, mesmo com todos os cuidados e com as vantagens oferecidas pelo processo de depuração natural dos oceanos, o excesso de esgoto pode causar desequilíbrios ambientais como a contaminação por micro-organismos e a acumulação de matéria orgânica.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
EspeciaisEspeciais
Relator da segunda etapa da reforma tributária apresenta cronograma
Política
Supremo manda reforçar segurança de Fachin depois de relatar ameaças
Publicidade