Temperaturas globais devem subir a níveis recordes nos próximos cinco anos, diz ONU

Novo estudo da Organização Meteorológica Mundial diz que há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar o limite de 1,5°C entre 2023 e 2027



Por:Jornal NC - Publicado em 18/05/2023

Temperaturas globais devem subir a níveis  recordes nos próximos cinco anos, diz ONU

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño.Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. 1,5ºC é considerado o “limite seguro” das mudanças climáticas.

Esse é o limiar de aumento da taxa média de temperatura global estipulado para até o final do século a fim de evitar as consequências da crise climática provocada pelo homem em razão da crescente emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A taxa é medida em referência aos níveis pré-industriais, a partir de quando as emissões de poluentes passaram a afetar significativamente o clima global. Em 2022, a temperatura média global já foi de 1,15°C acima da era pré-industrial.

Veja Também: Rita Lee é velada por centenas de fãs no Ibirapuera, em São Paulo

Mais calor: A previsão é que um dos próximos cinco anos seja o mais quente desde o início dos registros. El Niño: o fenômeno terá grande influência nesse processo e levará as temperaturas globais para “patamares desconhecidos”. (Leia mais abaixo sobre os seus efeitos.) Impacto na Amazônia: Os próximos anos terão anomalias nos regimes de chuvas em vários pontos do mundo, inclusive na região amazônica, no norte do Brasil, onde a previsão é de que chova menos. “Provavelmente, não será este ano. Talvez seja no próximo ano ou no ano seguinte”, disse o principal autor do relatório, Leon Hermanson, cientista climático do Met Office do Reino Unido, sobre quando deve haver aumento médio de 1,5ºC. O relatório da OMM é baseado em cálculos de 11 diferentes centros de ciência do clima em todo o mundo.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados