Por:Jornal NC - Publicado em 18/10/2018
As atividades vão envolver institutos de pesquisa, universidades, escolas e empresas de diversos ramos da economia com o objetivo de estimular o interesse de estudantes em inovação e pesquisa. As iniciativas ocorrem no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma promoção do governo federal em parceria com instituições públicas e privadas.
O principal evento ocorre em Brasília, Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde uma estrutura foi montada com stands de diversos órgãos de pesquisa. Interessados podem ver simuladores de navegação e de aeronaves, conferir experimentos, ter acesso a aulas sobre temas variados como gastronomia e programação e assistir a palestras sobre temas diversos.
Um dos projetos apresentados no local é o Meninas na Ciência, promovido pelo Ministério da Educação em articulação com institutos federais de todo o país. Alunas destas instituições foram selecionadas para compor equipes que desenvolveram projetos para ensinar disciplinas como biologia, física, química e matemática de maneira mais lúdica e interativa. Durante esta semana, além de divulgar o projeto, estudantes selecionadas participam de oficinas para pensar como colocar os materiais e metodologias elaborados no mercado para que possam ser aplicados por escolas.
Veja Também: título do texo
O projeto abriu espaço somente para meninas como forma de estimular a presença delas em carreiras científicas e tecnológicas.
A empresa Maker Robótica montou um stand para divulgar seus projetos de robótica educacional. A firma faz parcerias com escolas que desejam oferecer esses conteúdos a seus alunos e abre cursos de programação e robótica a jovens interessados neste tema.
Outro projeto exposto é o Escola de App, construído na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Professores da instituição fizeram pesquisas sobre violência contra mulheres na internet e realizam oficinas de formação sobre o tema e sobre programação em escolas. Já foram realizadas atividades no Distrito Federal e em quatro estados. Os aplicativos desenvolvidos são disponibilizados no site https://www.internetedireitoshumanos.com.br/.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Agendamento para castração de cães e gatos em Barueri abre dia 11 com mais de 500 vagas
InternacionalInternacional
ANP sugere que petrolíferas financiem estudos sobre manchas de óleo
EspeciaisPolítica
Governo dá aval para comissão reavaliar a previdência de militares
CidadesCidades
Em Barueri frequentadores da SDPD vão criar plataforma de empregabilidade
Educação
Morador de rua, criado nos lixões, entra na Universidade de Harvard
Carros
Chinesa Xiaopeng apresenta crossover elétrico Beta
Publicidade