Sema de Barueri alerta donos de cães sobre perigos da cinomose

Sema faz um alerta sobre a gravidade da doença e a importância da vacinação para a redução do contágio e do número de casos



Por:Jornal NC - Publicado em 02/10/2019

Sema de Barueri alerta donos de cães sobre perigos da cinomose

Barueri, recentemente, voltou a apresentar casos de cinomose e a secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) faz um alerta sobre a gravidade da doença e a importância da vacinação para a redução do contágio e do número de casos. A cinomose é uma doença transmitida pelas secreções oriundas do nariz e boca do animal doente para o saudável. O que favorece a transmissão da doença são os períodos de tempo seco, sendo mais frequente em cães de três a seis meses de vida e acima de 8 anos de idade.
Os sintomas são vômito, diarreia, indisposição, falta de apetite, secreções nasais e oculares, convulsões, tremedeiras e, na maioria dos casos, ocorre a dilatação das pupilas. A doença pode levar o animal a óbito.
A vacinação é a principal forma de prevenção, devendo ser realizada nos primeiros 45 dias de vida, sendo divididas em três doses, num intervalo de 30 dias cada uma. Após a terceira dose, o animal está imunizado por um período de 12 meses, sendo necessário o reforço anual para o cão permanecer imunizado.
O ato de vacinar não previne somente contra a cinomose, mas protege o animal de outras enfermidades, como leptospirose (doença transmitida pela urina do rato contaminado) e parvovirose (doença altamente contagiosa, causada por um vírus transmitido pelo contato do animal com fezes ou vômito contaminados). O município não realiza atendimento veterinário referente a doenças infectocontagiosas. O atendimento e a vacinação são disponibilizados em clínicas e hospitais veterinários da rede privada e estão enquadrados dentro dos procedimentos previstos pela guarda responsável, que é de competência do tutor do animal.

Veja Também: Inscrições para o 12º Concurso de Fotografia Ambiental de Barueri começaram na segunda, 23

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados