SOS Mata Atlântica classifica Barueri com baixo nível de desmatamento

O município mantém um estoque florestal composto por 1169 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica



Por:Jornal NC - Publicado em 15/06/2023

SOS Mata Atlântica classifica Barueri com baixo nível de desmatamento

A Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em biodiversidade no planeta, é também a mais devastada do País, segundo a Organização Não Governamental ambiental brasileira SOS Mata Atlântica. Barueri está entre os municípios que estão na contramão dessa realidade, garantindo a proteção da vegetação nativa. O município mantém um estoque florestal composto por 1169 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica. Isso equivale a 17, 98% do território municipal. Divulgado em maio de 2023, a pesquisa foi realizada no período de 2021 a 2022 por meio de observação de imagens via satélite.
Segundo o relatório, Barueri está abaixo de 100 hectares de desflorestamento por ano. A SOS Mata Atlântica desconsidera todo o corte abaixo de 100 hectares, e classifica essas cidades em “nível zero de desmatamento”.
De acordo com a Ong, há 10 anos Barueri mantém esse índice.

Alerta nacional
Segundo a Fundação, no território nacional no último ano, 130.973.638 hectares foram observados, destes, foi possível monitorar 85,7%, e identificado o derrubamento de 20.075 hectares, sendo que um hectare equivale a 10 mil metros de áreas florestais.

Ações de preservação
De acordo com o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio Bidu de Oliveira (Bidu), os controles de preservação alinham desenvolvimento urbano com a proteção do meio ambiente. “O baixo nível de desmatamento está diretamente vinculado à fiscalização, ao processo de licenciamento ambiental e constantes ações de educação ambiental. Essas ações impediram atos contra a vegetação nativa, sendo reflexo das políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos. Conciliamos o desenvolvimento urbano e qualidade de vida, deixando um legado ambientalmente saudável para as gerações futuras”, ressalta Bidu.

Veja Também: Obras na Castello: via no Boa Vista será interditada a partir de segunda-feira, 5

Áreas nativas
A chamada ARIE (Áreas de Relevante Interesse Ecológico de Barueri) atinge as regiões Bairro do Altos, Jardim Califórnia e Área Militar. Barueri também tem vasta vegetação na Aldeia da Serra, que é considerada um Patrimônio pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Verde é vida
No quesito área verde, Barueri se destaca por manter parques que garantem mais contato com a natureza, como o Parque Municipal Dom José, Parque Ecológico do Tietê, Parque Recreativo Taddeo Cananeia e Parque Linear. A cidade tem também a APA (Área de Proteção Ambiental) Várzea do Rio Tietê, que abrange outros municípios.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados