Por:Jornal NC - Publicado em 07/07/2021
Da sua longa vida de 104 anos, 35 dos quais vivendo em Barueri, a pernambucana Josefa Dias da Silva, nascida em Garanhuns, aos poucos foi perdendo a audição. Um problema que poderia ser facilmente resolvido com um aparelho auditivo.
Sabendo disso, a família recorreu aos serviços do Departamento Técnico de Tecnologia Assistiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), que realizou os exames necessários em Josefa. No dia 1º de julho ela recebeu em sua casa o par de aparelhos que a fará ouvir com nitidez a voz da sobrinha de criação, com quem vive, e das outras pessoas da família.
Veja Também: Terminal do Centro de Barueri recebe reforma completa das calçadas e outras benfeitorias
O serviço de Tecnologia Assistiva é essencial para que a autonomia da pessoa com deficiência seja preservada. O Departamento Técnico de Tecnologia Assistiva é formado por técnicos das áreas de fisioterapia, psicologia, terapeutas ocupacionais, psicopedagogo e fonoaudiólogos, além do suporte de profissionais administrativos.
O departamento disponibiliza as chamadas tecnologias assistivas que visam contribuir para a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Neste ano já foram entregues 646 aparelhos, 200 deles só no mês de maio. A grande maioria das pessoas recebem duas unidades do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), já que grande parte desenvolve perda auditiva nos dois ouvidos, explica a diretora do Serviço Técnico da SDPD, Solange M. Lança.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Centenas de pacientes já se beneficiam do Novo Centro de Hemodiálise de Barueri
Saúde e Bem Estar
Saúde de Barueri oferece tratamento terapêutico para adolescentes com depressão
Publicidade