SAD de Barueri entregou cartilhas com orientações aos cuidadores de pacientes acamados

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) de Barueri, iniciou e prevê terminar na segunda quinzena de maio



Por:Jornal NC - Publicado em 29/04/2021

SAD de Barueri entregou cartilhas  com orientações aos cuidadores  de pacientes acamados

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) de Barueri, antigo PAD (Programa de Assistência Domiciliar) iniciou e prevê terminar na segunda quinzena de maio, a entrega em residências de 397 cartilhas com orientações aos uidadores/familiares de pessoas acamadas que necessitam de atenção à saúde.

A cartilha contém 39 páginas com números de telefones úteis, informações sobre o SAD, lavagem de mãos, tabela de horário de tomada de medicamentos, alimentação, aspiração, gastronomia e jejunostomia, cuidados com ventilação mecânica não invasiva e exercícios domiciliares, dentre outras orientações.

Todo o conteúdo da cartilha foi construído pelas equipes multiprofissionais do Serviço de Assistência Domiciliar, com apoio da Diretoria Técnica de Enfermagem, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde. O projeto gráfico é da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O SAD existe desde 2006. É ligado à Diretoria Técnica de Enfermagem que, por sua vez, está atrelada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri. A enfermeira responsável explicou que as equipes se formaram nas unidades, a partir da necessidade de atendimento a pacientes graves que ficavam em casa e faziam uso de dispositivos como oxigênio, sonda visical de demora e gastrotomia e traqueostomia.

Veja Também: Programa de Apoio ao Potencial Empresário em Barueri está com inscrições abertas

O trabalho é desenvolvido há alguns anos e foi se aprimorando mais a cada dia, fortalecendo, qualificando os trabalhadores da Saúde de Barueri, que trouxe mais profissionais para compor a equipe mínima, que era formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta.

O SAD tem cinco equipes. A maioria trabalha com pacientes mais graves, que além de acamados e com comorbidade, têm algum tipo de dispositivo e fazem uso de oxigênio. Além do atendimento diferenciado já existente, o SAD tem estrutura para ampliar para sete o número de equipes, visando dar atenção a outros pacientes que necessitam de serviço especializado, mais qualificado do ponto de vista da assistência domiciliar.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2021 - Jornal NC. Todos os direitos reservados