Por:Jornal NC - Publicado em 05/04/2018
Em nova manifestação sobre o julgamento do ex-presidente Lula da Silva, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que a eventual mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a autorização para prisão após fim dos recursos na segunda instância da Justiça representará retrocesso na credibilidade da sociedade perante a Justiça e o STF.
De acordo com a procuradora-geral, a mudança da jurisprudência representaria “tripo retrocesso”: na estabilidade das decisões do STF; na efetividade do processo penal; “e para a própria credibilidade da sociedade na Justiça e nesta Suprema Corte, como resultado da restauração da sensação de impunidade que vigorava” antes da decisão do Supremo que confirmou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.
Veja Também: CNM rebate declaração de ministro da Justiça sobre corrupção em prefeituras
A manifestação foi motivada pelo julgamento, marcado para o dia 4, do habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.
Em parecer enviado no início da noite aos ministros do Supremo, Dodge defendeu manutenção do entendimento da Corte, que, em 2016, autorizou a execução provisória da pena de condenados pela segunda instância que tiveram todos os recursos julgados.
Para a procuradora, a eventual mudança no entendimento vai “favorecer a impunidade no país”.
Durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público, a procuradora-geral chamou de “exagero”, capaz de “aniquilar o sistema de Justiça”, a possível mudança de entendimento.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Prefeitura de Caraguatatuba retoma Copa da Criança Futsal
Cidades
Programa Morar Bem entrega mais casas reformadas em Barueri
Internacional
Ucrânia anuncia cúpula com UE como ‘forte sinal’ para Rússia
Especiais
Congresso empossa 513 deputados e 27 senadores
Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Segundo estudo, remédio contra alcoolismo pode eliminar o vírus da aids
Carros
Projeto de lei pretende evitar perda de garantia em revisão fora da concessionária
Publicidade