Por:Jornal NC - Publicado em 16/05/2018
Quim Torra se encontrará com o seu antecessor, Carles Puigdemont, na Alemanha. Ambos são separatistas e querem a independência da região.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, se reuniu com o líder do PSOE, Pedro Sánchez, para definir estratégias sobre como manter o controle da Generalitat.
Quim Torra, em seu discurso de posse, repetiu diversas vezes que o presidente legítimo da Catalunha é Carles Puigdemont, o pivô do desafio independentista, que está autoexilado na Alemanha. Em seu primeiro ato como presidente, Torra visitará Puigdemont, em Berlim.
Veja Também: Distúrbios do 1º de maio deixam mais de 100 pessoas detidas em Paris
Eleito com 66 votos a favor (dos partidos independentistas Juntos pela Catalunha e Esquerda Republicana) e 65 contra, Torra prometeu dar sequência à criação da República Catalã e restituir todos os políticos que foram destituídos com a aplicação do artigo 155, da Constitução da Espanha, no final do ano passado, quando Puigdemont realizou um referendo considerado ilegal pelo governo central. Rajoy e Sánchez indicaram que podem voltar a aplicar o artigo 155 da Constituição, que permitiu suspender temporariamente a autonomia da Catalunha; destituir Puigdemont e diversos conselheiros envolvidos na tentativa independentista; e convocar novas eleições.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Obras ViaOeste: Avanço na duplicação das marginais em Barueri exige alteração no tráfego em Alphaville
InternacionalInternacional
Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura
EspeciaisEspeciais
Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4
CidadesCidades
Frente fria provoca queda nas temperaturas nos próximos dias
CidadesCidades
Coronavírus: estão suspensos cursos, feiras e atividades culturais e esportivas
Internacional
Grécia faz pedido formal para o fundo de resgate da zona do euro
Publicidade