Por:Jornal NC - Publicado em 15/09/2016
O infarto sempre foi considerado uma doença masculina. É um grande mito pensar que mulheres não enfartam, porque, além de ser mentira, os números veem aumentando e preocupando os médicos.
O Dr. Roberto Kalil, cardiologista e a cardiologista Dra. Roberta Saretta comentaram sobre este dado alarmante para a saúde da mulher,
Há 50 anos, a cada 10 mortes por infarto, uma era de mulher. Atualmente, essa proporção aumentou para quatro mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Se nenhuma mudança acontecer, não é difícil que as mulheres ultrapassem os homens.
A inserção da mulher no mercado de trabalho pode ser a resposta para esse aumento. Além de ter uma jornada dupla (cuidar da casa/filhos e trabalhar), com o emprego veio também o hábito de fumar, beber e não fazer exercícios, que são fatores de risco para o infarto.
Veja Também: Doador de sangue terá triagem clínica para zika e chikungunya
Vamos nos atentar para alguns fatores de risco: colesterol alto, diabetes, hipertensão, menopausa (o estrógeno, hormônio protetor das artérias, para de ser fabricado), tabagismo (o cigarro aumenta em três vezes o risco de desenvolver uma doença coronariana independentemente de qualquer outro fator), sedentarismo, pílula anticoncepcional (porque aumenta o risco de trombose), transtorno de ansiedade e depressão, estresse, quem teve diabetes e hipertensão durante a gravidez.
Para prevenir e diminuir os casos é necessário o alerta de que o check-up cardiológico é muito importante, principalmente, para aquelas mulheres que têm algum fator de risco ou histórico familiar.
Após a menopausa é imprescindível a visita ao cardiologista. Além disso, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos previnem a ocorrência de doenças cardíacas.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Nova alça de acesso da Castello Branco no km 23 será liberada
InternacionalInternacional
NASA encontra possíveis sinais de vida antiga em rochas de Marte
EspeciaisEspeciais
Itamaraty condena ameaça dos EUA de usar “poder militar” contra Brasil
CidadesCidades
Feiras de adoção de pets retornam a partir do dia 03 de setembro
EspeciaisEspeciais
Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados
Saúde e Bem EstarCidades
Febre amarela: Barueri já vacinou mais de 113 mil pessoas
Publicidade