Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou no dia 22 de janeiro que a queda de cerca de 4% na oferta de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) deve-se à reprovação da qualidade de 97 instituições de ensino superior que estão sob supervisão do Ministério da Educação (MEC).
“Não vamos dar bolsa onde não tem qualidade. É um investimento do estado, está tendo isenção fiscal. Então, queremos que os alunos tenham a bolsa do ProUni, do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], sempre com qualidade nos cursos. Não abrimos mão da qualidade”, disse o ministro, pouco antes de participar de encontro com secretários de Educação da Grande São Paulo, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista.
Mercadante destacou, no entanto, que, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), houve crescimento de 10%, com a oferta de 228 mil vagas. Concorrendo ao Sisu, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ingresso em universidades públicas.
Veja Também: “É melhor eleger um mágico”, diz Haddad sobre passe livre
De acordo com o ministro, 340 instituições estão sob supervisão do MEC e têm de fazer o Termo de Ajustamento de Conduta. Isso, na prática significa que essas instituições de ensino têm de comprovar sua adequação ao padrão de qualidade exigido.
De acordo com alguns estudantes que se candidataram às vagas no sistema este ano, tinham muitas vagas em instituições consideradas menos conceituadas, enquanto outras instituições que antes eram bem concorridas, nem apareceram no sistema. Essa redução se explica pelo fato de que os cursos costumam ser mais caros em instituições mais conceituadas que acabaram sendo cortadas do programa por conta do corte de gastos do governo.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri recapeia trecho do Corredor Oeste e via de ligação do Centro à Aldeia
InternacionalInternacional
Greve de trabalhadores de transporte público paralisa cidades na Espanha
EspeciaisEspeciais
Governo Lula busca apoio no Congresso para enfrentar tarifas dos EUA com o Plano Brasil Soberano
CidadesCidades
Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
CidadesCidades
Palco do Réveillon na Paulista terá contagem regressiva com Bruno e Marrone e shows de Gloria Groove, MC Livinho e gospel
Cidades
Prefeitura de Carapicuíba abre inscrições para a Corrida do Peru 2017
Publicidade