Por:Jornal NC - Publicado em 13/01/2022
Quebec, a segunda província mais populosa do Canadá, planeja forçar os adultos que se recusam a se vacinar contra a Covid-19 a pagar uma “contribuição de saúde”. A medida provavelmente estimulará um debate sobre direitos individuais e responsabilidade social. O primeiro-ministro da província, François Legault, disse a repórteres que a proposta, cujos detalhes ainda estão sendo finalizados, não se aplicaria àqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.
Os não vacinados sobrecarregam os outros e o Ministério das Finanças da província está determinando uma quantia “significativa” que este grupo seria obrigado a pagar, disse Legault. Os governos em todo o mundo estão determinando restrições de movimento aos que se recusam a se vacinar contra a Covid-19, mas um imposto abrangente sobre todos os adultos não vacinados pode ser uma medida rara e controversa.
Veja Também: França identifica nova variante do coronavírus com mais de quarenta mutações
Embora esse imposto possa ser justificado no contexto de uma emergência de saúde, disse Carolyn Ells, professora de medicina e ciências da saúde da Universidade McGill, se sobreviverá a uma contestação judicial dependerá dos detalhes. Mas Ells expressou surpresa que o governo esteja dando um passo tão “dramático” agora, quando ainda restam outras opções, como expandir a exigência dos comprovantes de vacinação. Províncias em todo o Canadá estão enfrentando um aumento exponencial nos casos de Covid-19 que forçou dezenas de milhares de pessoas ao isolamento e sobrecarregou o setor de saúde. Quebec foi uma das mais atingidas, registrando regularmente a maior contagem diária de casos de coronavírus de todas as províncias e tendo milhares de profissionais de saúde fora de seus empregos.
“A vacina é a chave para combater o vírus. É por isso que estamos procurando uma contribuição de saúde para adultos que se recusam a ser vacinados por razões não médicas”, disse Legault. O primeiro-ministro disse que, embora a província tenha cerca de 10% de pessoas não vacinadas, estas representam 50% das pessoas em Unidades de Terapia Intensiva. Legault e seu partido enfrentam uma eleição provincial em outubro. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que o governo federal havia garantido doses suficientes da vacina contra Covid-19 para que todos os canadenses elegíveis recebessem a dose de reforço.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri inaugura escola e estação cultural no Parque Viana
InternacionalInternacional
Terremoto em Mianmar deixou quase 2,9 mil mortos, anuncia junta militar
EspeciaisEspeciais
Relator da segunda etapa da reforma tributária apresenta cronograma
CidadesCidades
Barueri comemora 76 anos com Péricles, Gato de Botas e muitas atrações gratuitas
Internacional
PF prende casal Garotinho no Rio de Janeiro
Saúde e Bem EstarSaúde e Bem Estar
Governo cria plano de ação contra epidemia de sífilis no país
Publicidade