Por:Jornal NC - Publicado em 19/01/2022
A primeira criança de Barueri vacinada contra a Covid-19 recebeu sua dose no polo do Centro de Eventos. Eduardo Henrique Sanches Mayer tem 10 anos e é asmático. A mãe dele, Jessica Mayer, disse que o filho estava super empolgado em receber a vacina, pois, nas palavras do filho, “agora em vez de pegar um ‘covidão’, só vou pegar um ‘covidinho’”. Jessica ficou atenta quando o noticiário informou sobre o possível início da vacinação para crianças.
Na sexta-feira, dia 14, ficou sabendo pelo Instagram da Prefeitura de Barueri que a vacinação na cidade começaria na segunda-feira. Logo cedo, às 7h10, Jessica e Eduardo já guardavam a abertura do Centro de Eventos. “Sou um pouco ansiosa e quis ir bem cedo para vacinar o Eduardo”, contou. Ainda na quarta-feira, dia 12, ela já havia cadastrado o filho no site Vacina Já, do governo de São Paulo. A orientação da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri, é que todos os pais realizem o pré-cadastro no site Vacina Já. O pré-cadastro não é um agendamento, mas reduz o período de espera durante o atendimento.
Veja Também: Obra viária na Aldeia Barueri vai melhorar acesso a Alphaville e ao trânsito local
Vacinação para crianças
A vacinação contra a Covid-19 para crianças compreende as idades de 5 a 11 anos. A imunização será escalonada e o primeiro grupo a ser vacinado neste momento é o de crianças com comorbidades e com deficiência. Em Barueri a vacinação acontece no Centro Eventos (Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 - Jardim Tupanci), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário fazer agendamento. Os pais ou responsáveis devem acompanhar a criança para receber a vacina e é necessário apresentar comprovante que demonstre estar no grupo de comorbidade ou de deficiência. A primeira criança vacinada em Barueri tem asma e faz tratamento desde os seis anos, relata Jessica. “Mas as crises começaram antes, hoje ele faz tratamento com a ‘bombinha’ e com uma série de remédios”. A chamada bombinha de asma é um pequeno tubo pressurizado que contém medicamento broncodilatador, para os casos de dificuldades para expirar o ar dos pulmões.
Crianças com comorbidades e deficiência
Para o enquadramento das crianças como comorbidades ou pessoa com deficiência é necessário apresentar:
Comorbidades: qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco
Pessoa com deficiência: apresentar uma ou mais das seguintes limitações:
1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir.
3 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.
4 - Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

Cidades
Anavitória abre o Natal Encantado de Barueri neste sábado (6)

Saúde e Bem EstarCidades
Barueri amplia ações de conscientização sobre AIDS e ISTs no Dezembro Vermelho

EspeciaisEspeciais
Comissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40h e mantém 6x1

CidadesSaúde e Bem Estar
Guarda de Barueri inicia Operação Natal Seguro para reforçar proteção no fim de ano

Educação
Fundação Bradesco oferece mais de 80 cursos online gratuitos

Nacional
Morre ator Guilherme Karan, aos 58 anos
Publicidade