Por:Jornal NC - Publicado em 19/01/2022
A Prefeitura de Ilhabela estendeu o horário de visitação do Parque Fazenda Engenho D’Água, um dos mais importantes patrimônios histórico e cultural de Ilhabela. A partir de agora, o horário de visitação será das 10h às 18h, todos os dias da semana. Quem visita conhece um pouco sobre sua trajetória por meio de uma exposição com 24 painéis, que retratam os anos de atividades da Fazenda, que entre os principais cultivos estava a cana-de-açúcar e produção de cachaça.
Veja Também: Defesa Civil de Ilhabela libera Estrada de Castelhanos e trabalho de contenção é realizado no local
Os visitantes podem ter acesso e conhecer os alambiques, o engenho, a casa grande e os jardins. Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.
Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época).
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Barueri dá início ao Natal Encantado com shows e atrações especiais
InternacionalInternacional
Ataque com foguetes atinge centro de Israel e deixa quatro pessoas feridas
EspeciaisEspeciais
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
EspeciaisEspeciais
Senado aprova novas regras para emendas parlamentares sem permitir bloqueio pelo governo
InternacionalInternacional
Peruanos voltam a protestar em Lima e outras cidades contra indulto a Fujimori
Política
Um ano após a morte de Eduardo Campos, ainda não foi esclarecida causa do acidente
Publicidade