Por:Jornal NC - Publicado em 13/02/2020
No mês de janeiro, a Prefeitura de Cotia inaugurou duas novas escolas de ensino infantil no município. O Centro Educacional Maria Martinha dos Santos, localizado no bairro do Jardim São Vicente e o Centro Educacional Antônio Mansur, que fica no Parque Miguel Mirizola. Ambas já estão em funcionamento e têm capacidade para atender 126 e 780 alunos respectivamente e funcionam em período intergral, das 7 às 19 horas.
As escolas foram projetadas para atender crianças de zero a 5 anos de idade, separadas em turmas por faixa etária. A estrutura conta com berçários, salas de aula, cozinha, pátio, playground, solário, sistema de monitorameno (24h), além de salas temáticas.
As escolas iniciaram suas atividades com um novo modelo administrativo: o terceirizado. Implementar a terceirização foi uma decisão estratégica da prefeitura de Cotia para enxugar os custos e elevar a qualidade do ensino, seguindo o exemplo de outras cidades da região, como Barueri, Osasco Carapicuíba e São Paulo que já utilizam o modelo há mais tempo.
Após um rigoroso processo de seleção, realizado por meio de um chamamento público, foi selecionada uma organização social sem fins lucrativos.
Em parceria com a prefeitura de Cotia e sob fiscalização direta da Secretaria da Educação da cidade, a instituição assumiu a gestão das duas escolas em dezembro de 2019, quando deu início aos procedimentos de implantação, com a seleção de colaboradores, contratações e formações, além da limpeza e organização inicial do espaço.
Neste período também foi feita a análise predial, onde foram providenciados os reparos em infiltrações, adequações e pequenos consertos. Por ser uma escola recém construída, a limpeza precisou de uma atenção especial.
Em paralelo teve a fase de compras: móveis, brinquedos pedagógicos e para o playground, insumos e materiais diversos precisaram ser adquiridos para melhor acolher os colaboradores e posteriormente também as crianças.
Em janeiro de 2020, foram finalizados os processos seletivos e de contratação. Toda a equipe participou de formações e dinâmicas de integração, além de elaborarem a decoração e caracterização dos espaços pedagógicos da escola, tudo para melhor recepcionar os alunos.
A proposta e segue as diretrizes da Secretaria de Educação de Cotia e está e consonância com os critérios da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
As novas escolas atendem em período integral as crianças de 0 a 3 anos de idade (Berçário e Maternal I e II) e meio período as crianças com idade de 4 e 5 anos (Jardim I e II). Os alunos participarão de aulas de balé, judô, música e artes. Também terão à disposição profissionais especializados como a fisioterapeuta, dentista, nutricionista, psicopedagoga, psicomotricista e ludopedagoga.
Pais e mães apoiam a proposta pedagógica da nova escola
A Daniela Rocha e o Emerson Sousa, pais do aluno Heitor do Bercário e da Maria Luíza do Jardim 2 do CE Antônio Mansur, disseram que estão gostando muito da escola. “É um prazer muito grande trazer nossos filhos pra cá. Pelo que já foi apresentado, de projetos que [a escola] têm... A gente está muito feliz tendo eles aqui. A gente espera que os projetos dêem certo. A gente quer apoiar também as professoras, a diretora, toda a equipe”, conta Daniela.
A Juliana Melo, mãe da aluna Lavínia que estuda no CE Maria Martinha dos Santos diz que está muito feliz com a escola. “Eu estou muito feliz por ela ter entrado nessa escola. É uma escola muito bonita! É tudo novo, os brinquedos novos, tudo muito limpinho. As professoras super atenciosas. A equipe toda está de parabéns!”
A Valéria de Dominicis, mãe do Derick, aluno do Maternal I no Centro Educacional Maria Martinha dos Santos comenta que as educadoras dão bastante atenciosas com o filho. “As educadoras são maravilhosas dão todo o carinho e atenção para o meu filho. Ele está ainda em processo de adaptação, mudou de escola agora. Mas é tudo maravilhoso”, conta a mãe.
A Monique Ferreira, mãe da Ana Laura que estuda no CE Maria Martinha dos Santos diz que tudo é muito lindo e colorido. “Eu estou adorando a escola. Tudo muito lindo e colorido! Minha filha está amando. Ela e do Jardim 2. Está tudo perfeito, as educadoras então nem se fala!”, comenta a mãe.
A Diana Senna, mãe dos alunos Lucas e Miguel que estão no Berçário do CE Antônio Mansur, conta que acha a escola maravilhosa. “A escola é maravilhosa, não tenho o que reclamar graças à Deus. De todas funcionárias até a direção... É tudo de bom!”, finaliza a mãe.
Publicidade
NacionalNacional
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Internacional
Furacão Milton deixa rastro de destruição e pelo menos dois mortos na Flórida
EspeciaisEspeciais
Congresso e STF discutem volta de doações eleitorais de empresas para 2026
NacionalNacional
Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro
Especiais
Governistas e oposição divergem sobre como serão os próximos 180 dias no país
EntretenimentoEntretenimento
Shopping inaugura parque de camas elásticas e trampolins em Campinas
Publicidade