Prefeitura de Barueri oferece aulas de capoeira a pessoas com deficiência

As aulas acontecem todas as sextas-feiras, no período da tarde, com o Professor Fumaça, da Secretaria de Cultura e Turismo



Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2016

Prefeitura de Barueri oferece aulas de capoeira a pessoas com deficiência

A capoeira é famosa pela sua ginga e musicalidade forte, características predominantes dessa expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Outros atributos, como movimentos acrobáticos e coreografados, surpreendem um grupo de usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri.
Todas as sextas-feiras, no período da tarde, os usuários com dificuldades motoras, intelectuais ou físicas se reúnem em uma sala e praticam a modalidade com o professor Fumaça, da Secretaria de Cultura e Turismo, que vem acompanhando o grupo desde março e se diz muito satisfeito com os resultados vistos, mesmo com pouco tempo.
A capoeira é utilizada como ferramenta de reabilitação para os deficientes, melhorando a coordenação motora, a força e o equilíbrio segundo Fumaça. “Outro traço marcante é a integração social entre as pessoas, aumentando a autoestima e ainda superação de limites, já que exige bastante esforço físico”, explica o professor.
O que é Capoeira?
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados