Por:Jornal NC - Publicado em 16/10/2025
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, investe em mais de cinquenta obras importantes. Essas obras incluem projetos prontos e previstos para entrega até o primeiro semestre de 2027, visando atender à população em áreas como mobilidade urbana, educação, saúde, esportes e lazer. Só em 2025, a nova gestão municipal entregou 24 obras (oito construções, três reconstruções e treze reformas). E há pelo menos outras cinco quase prontas para serem colocadas em funcionamento até o final deste ano. O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior é uma delas, com inauguração prevista para o próximo domingo, dia 19 de outubro. O espaço é grandioso, com uma área superior a 170 mil metros quadrados, localizado na avenida Antonio Furlan, na Chácaras Marco.
Veja Também: Parque da Juventude terá o primeiro campo de rugby de Barueri
Saiba mais
Mais entregas
Neste ano, a Prefeitura de Barueri contemplou a população com a Estação Cultural Jair Honório Domingos e a EMEIEF Anna Irene Mazaro de Freitas, no Parque Viana, Espaço Cultural Luiz Odair de Souza, no Parque Imperial, e a UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano; além da reformada e ampliada UBS Hélio Berzaghi (Jardim Paulista) e das novas UBSs da Chácaras Marco e do Jardim Graziela. Há ainda obras como a ciclovia e a ciclofaixa interligando o Boulevard à Arena Barueri, bem como sete residências de interesse social no Parque Santa Luzia, Centro de Convivência do Jardim São Pedro, e o viaduto que liga a Rua Luiza Donizetti Silva Lima, Rua Joaquim Moreira dos Santos, Rua Rio Doce e as vielas Rio do Carmo e Rio Piranga, no Jardim Califórnia.
Combate a enchentes e outras obras
Em relação aos projetos previstos para entrega ainda em 2025, vale destacar o Piscinão do Jardim Silveira, reservatório de combate a enchentes localizado na Avenida Alziro Soares, ao lado do Complexo Esportivo. O projeto tem aproximadamente 24,50 metros de profundidade e capacidade para conter um volume de cerca de 120.000 m³, correspondente a 120 milhões de litros de águas pluviais. Para entrega em 2026, o cronograma inclui obras como o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia (bairro Belval); o alargamento da Avenida Dempachi Nakayama, no Jardim Tupanci; a nova via interligando a Avenida Ceci (Tamboré) com a Rua Tomé de Souza (Parque Imperial); e a extensão da Avenida Pirarucu, na Nova Aldeinha, em Barueri, com a Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia (Carapicuíba).
2027
Já em 2027, a Prefeitura de Barueri pretende concluir a construção da nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos, e finalizar a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga. Com o objetivo de combater as enchentes no Jardim Maria Helena, está previsto ainda o término das obras de alargamento com contenção das margens em gabião em trecho do Rio Cotia, além da construção de um pontilhão.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Cidades
Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama
Cidades
Prefeitura de Barueri investe em mais de cinquenta obras e projeta nova fase de desenvolvimento
Especiais
Lula confirma reunião com EUA na quinta para negociar tarifaço
Saúde e Bem Estar
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
Carros
Brasileiros preferem as cores prata e branco para carros, diz pesquisa
Política
Rodrigo Maia cria comissão para analisar projeto sobre privatização da Eletrobras
Publicidade