Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2016
A Prefeitura de Barueri entregou na última segunda-feira, dia 16 de maio, duas novas maternais: uma no Parque dos Camargos e outra no Bairro dos Altos. As escolas EMM Evelyn Mosse Barreiro (Bairro dos Altos) e EMM Ilda Martins Holanda da Silva (Parque dos Camargos) criaram mais de 800 vagas e atenderão crianças de 0 a 3 anos.
Assim como as demais escolas maternais da cidade, as duas unidades funcionarão das 7 às 19 horas.
Repetindo o sucesso do projeto piloto que vem sendo realizado na Maternal Nadir Adolfina Pereira, localizada no Jardim Mutinga e que passou a ser referência na região; as duas novas maternais também serão geridas através de parceria público-privada, onde uma Organização Social sem Fins Lucrativos administra a unidade escolar.
No Jardim Mutinga, o Instituto EduSA oferece desde 2014: balé, judô, capoeira; além de profissionais especializados como a fisioterapeuta, a psicopedagoga, uma auxiliar de enfermagem; assistentes de maternal que estudam pedagogia e uma nutricionista que trabalha na escola 20 horas semanais.
Veja Também: Com terceirização, Prefeitura de Barueri faz da Maternal do Jd. Mutinga referência de ensino no Estado
Já as duas novas maternais serão administradas pelo Instituto Ânima, que também vem com um projeto pedagógico diferenciado que promete surpreender.
A Maternal do Bairro dos Altos conta com três pisos erguidos em terreno de 4.594 m², ocupando 3.047 m² de área construída, na estrada doutor Cícero Borges de Morais. Possui 13 salas, berçários, salas de atividades, refeitórios, vivência, lactário, salas de banho infantil e de bebês, sanitários infantis e acessíveis, mini quadra, solário e brinquedoteca. Dos seus 456 alunos, a unidade atenderá 40 do berçário (0 a 1 ano) e 416 de 1 a 3 anos de idade.
Enquanto a nova Escola Maternal do Parque dos Camargos tem quatro andares e conta com berçário, 10 salas, sala de leitura, brinquedoteca, vídeo, solário, cozinha, vivência e administração. Dos 388 alunos que serão atendidos, 24 são do berçário (0 a 1 ano) e 364 de 1 a 3 anos.
“Com muito orgulho, o governo municipal anuncia que já atingiu a meta estabelecida pelo Ministério de Educação e comemora que com a inauguração da EMM Evelyn Mosse Barreiro, o bairro dos Altos e entorno poderão mensurar o fato histórico de 100% de atendimento da demanda de vagas na região” revela a coordenadora do Ensino Infantil da Secretaria de Educação de Barueri, Rosimeire Adriana Vasconcelos Barreiros.
O Ex-Secretário de Educação e vice-prefeito, Dr. Jaques Munhoz comenta: “Em plena crise econômica no Brasil, tivemos um grande desafio quando assumimos este governo, um deles foi diminuir o défcit de vagas para maternais, onde através de uma parceria público-privada, foi possível aumentar o número de vagas, a qualidade e a economicidade aos cofres públicos. Fico feliz de ter participado deste processo enquanto secretário.”.
Veja Também: Prefeitura de Barueri transforma Centros Comunitários em Centros de Capacitação Profissional e Lazer
Em relação às escolas maternais, o prefeito Gil Arantes destacou que a Prefeitura avançou muito desde 2013.
“Organizamos a fila de espera por vagas, acabando com quaisquer tipos de privilégios, deixando todo esse processo mais justo e transparente, com lista organizada de espera”, disse o prefeito.
Gil Arantes lembrou que os horários das maternais foram estendidos até às 19 horas, para que os pais pudessem retirar seus filhos nas escolas depois das 17 horas, quando a maioria sai do trabalho.
“Para quem tinha urgência em conseguir vagas e não conseguia, instituímos a Bolsa Maternal, que auxilia a mãe trabalhadora a contratar alguém para cuidar de seu filho enquanto a vaga na escola pública não sai”, concluiu o prefeito.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Defesa Civil de Barueri envia SMS gratuito para avisar sobre riscos climáticos

InternacionalInternacional
Trump diz que supervisão dos EUA sobre a Venezuela pode durar anos

Especiais
Governo projeta superávit comercial de até US$ 90 bilhões em 2026

CidadesCidades
Agendamento de castração de pets chega no dia 07 de janeiro em Barueri

Internacional
Corpos de vítimas de naufrágio na Nicarágua são levados para a Costa Rica

Internacional
Nova lei americana pode proteger leões na África do Sul
Publicidade